Morales e o Chivas voltam a enfrentar o Furacão [foto: Globoesporte.com]
O próximo adversário do Atlético na Copa Sul-Americana, o Chivas Guadalajara, é considerado o time de maior torcida do México e foi fundado em 1906. Oficialmente, o nome do clube é Club Deportivo Guadalajara, mas a torcida adotou o Chivas como nome do clube. Chivas é um cabrito selvagem comum no México.
O Chivas é o time com maior número de tÃtulos mexicanos, 11 no total. Conquistou também uma Copa dos Campeões da CONCACAF em 1962, a primeira edição do torneio mais importante da região, em final contra o Comunicaciones, da Guatemala. Foi também vice-campeão deste torneio em 1963 e 2007 e semi-finalista da Copa Libertadores em 2005 e 2006. Na Libertadores de 2005, o Chivas foi eliminado pelo Furacão. No primeiro jogo, goleada atleticana por 3 a 0 na Baixada e na partida de volta, 2 a 2 no estádio Jalisco lotado.
Em 2004, o Chivas fundou uma filial nos EUA, o Chivas USA. O clube tem sede em Los Angeles, pelo grande número de descendentes mexicanos na Califórnia, e disputa a MLS, liga profissional de futebol dos EUA.
Uma curiosidade sobre o Chivas é o fato do clube não contratar jogadores estrangeiros, procedimento contrário ao da grande maioria dos clubes mexicanos. Já o Chivas USA não é tão radical e tem em seu elenco jogadores estrangeiros, como o brasileiro Paulo Nagamura.
Os maior nome do elenco do Chivas é o meia Rámon Morales, que disputou as duas últimas Copas do Mundo e participou da segunda partida da semifinal da Libertadores de 2005 contra o Atlético.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.