Zico conheceu o CT [foto: site oficial/Mauricio Mano]
O técnico Zico esteve nesta sexta-feira em Curitiba, a convite do Atlético, e visitiu o CT do Caju. Ele foi acompanhado pelo presidente Mario Celso Petraglia e pelo diretor de futebol Edinho. Depois de conhecer as instalações do Rubro-Negro, Zico concedeu entrevista coletiva à imprensa.
Logo nas primeiras respostas, Zico negou a possibilidade de dirigir o Atlético, como estava sendo especulado desde que sua presença em Curitiba foi anunciada pelo Atlético. Desde o inÃcio do ano, o técnico tem insistido que não pretende dirigir nenhuma equipe no Brasil. "Meu desejo é continuar trabalhando na Europa. O que eu vi hoje aqui é muito parecido com a Europa, mas não pretendo assumir compromissos no Brasil", garantiu Zico durante a entrevista, reproduzida no
site oficial do Atlético.
Por sua vez, o presidente Mario Celso Petraglia também negou que tenha feito um convite para que Zico assumisse o comando técnico do Furacão. Ele admitiu que seria um "sonho", mas o momento não seria o adequado.
Elogios à estrutura
Assim como todas as personalidades que conhecem o CT do Caju, Zico ficou impressionado com a infra-estrutura de que dispõe o Atlético. "Encontrei aqui uma estrutura que não tinha visto no futebol brasileiro. Este é um clube que tudo o que disputar tem que estar no topo da tabela. Ninguém oferece no Brasil nada parecido com o que o Atlético Paranaense está oferecendo. Todo esse sacrifÃcio não pode ser em vão", afirmou.
Depois deste primeiro contato, Zico e Petraglia estudarão a viabilidade de firmar uma parceria entre o CFZ, clube fundado por Zico e com sede no Rio de Janeiro, e o Atlético. O acordo envolveria a troca de jogadores e de conhecimento. "Eles têm uma experiência boa no desenvolvimento de um clube, construÃram um estádio moderno. E certamente podemos aprender muito. Além disso, o diretor agora é um velho amigo, o Edinho", disse Zico em matéria publicada no seu
site.
Carreira na Europa
Depois de iniciar a carreira como técnico da seleção japonesa, Zico pretende se firmar no futebol europeu. Ele quer seguir os passos de Luiz Felipe Scolari, atualmente comandante do Chelsea, um dos clubes mais ricos do mundo. O primeiro passo foi dado à frente do Fenerbahçe, time turco no qual trabalhou por dois anos. Zico achou melhor deixar a equipe para tentar uma colocação em uma equipe de maior projeção. Ele havia recebido sondagens do Benfica e do Manchester City. As consultas acabaram se revelando frustradas e atualmente Zico está sem clube.
"Eu tenho algumas coisas em vista na Europa, e quero me manter num mercado, no qual, graças a Deus e consegui entrar. Eu gostaria de ter permanecido no Fenerbahçe, mas infelizmente não foi possÃvel. Estou aguardando, vamos ver o que acontece", afirmou o técnico aos jornalistas paranaenses na tarde desta sexta. Contudo, os principais clubes europeus já definiram os integrantes de suas comissões técnicas. Isso poderia levar Zico a mudar seus planos e aceitar trabalhar em um time brasileiro.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.