Furacao.com
notícias

Brasileiro | quinta-feira, 24 de julho de 2008, 22h34

Quem joga para empatar... perde!

Por: Patricia Bahr (Furacao.com)

Foto Destaque

Galatto foi bem, mas não evitou a derrota

Tem um famoso ditado no futebol que diz: “quem joga para empatar está mais perto de perder”. A máxima, apesar de conhecida, se disse mais uma vez presente nesta 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jogando na Ilha do Retiro com uma proposta bastante clara de “segurar o jogo”, o Atlético perdeu para o Sport por 1 a 0, com gol de Luciano Henrique, aos 7 minutos do segundo tempo. Com esse resultado, o Furacão ocupa a 15ª rodada do Brasileirão, estando muito próximo da zona de rebaixamento.

O Atlético iniciou o jogo com a proposta clara de se defender com toda a força, arriscando-se muito pouco no ataque, apenas nas jogadas de contra-ataque com Joãozinho. Apesar dessa proposta defensiva, o Furacão levou alguns sustos na etapa final, com o goleiro Galatto sendo bastante exigido. A melhor chance do time pernambucano aconteceu aos 12 minutos: Roger fez boa jogada e cruzou na linha de fundo, mas o goleiro atleticano interceptou bem a jogada impedindo a conclusão de Carlinhos Bala. Aos 32 minutos, Júnior Maranhão chutou de fora da área e Galatto fez outra boa defesa.

O Atlético só levou perigo nos minutos finais. Aos 45 minutos, Joãozinho fez boa jogada individual pela direita e chutou forte, com a bola passando próxima à meta de Magrão. Dois minutos depois, o goleiro do Sport fez uma excelente defesa, após o chute de Joãozinho.

Na etapa final, a grande esperança do torcedor era de que o Atlético fosse mais para a frente. No entanto, o técnico Roberto Fernandes optou por manter o mesmo time em campo, esperando o adversário. Aos 5 minutos, Luizinho Netto cruzou com precisão para boa cabeçada de Luciano Henrique, obrigando a uma boa defesa de Galatto. Dois minutos depois veio o castigo à falta de força ofensiva do Atlético: Luizinho Netto tocou para Luciano Henrique pelo chão, o jogador fez boa jogada , limpou da defesa e chutou no canto direito de Galatto, abrindo o placar no jogo.

Com o placar desfavorável, o técnico Roberto Fernandes tentou no desespero colocar o Atlético no ataque, tirando Márcio Azevedo e Douglas Maia para as entradas de Willian e Anderson Aquino.

Apesar da maior força ofensiva, o Atlético não conseguiu traduzir essa nova postura em jogadas de efeito. As melhores chances eram com chutes de fora da área de Alan Bahia, mas que não levavam perigo à meta de Magrão. Já o Sport vinha nos contra-ataques, sempre levando muito perigo à meta de Galatto, que salvou o Atlético de uma derrota por placar mais elástico em Recife. Foram pelo menos três boas defesas salvadoras: aos 19 minutos, no chute de Junior Maranhão; aos 23, com Carlinhos Bala; e aos 29 minutos, com Luciano Henrique novamente.

A melhor chance atleticana foi aos 32 minutos: Julio dos Santos recebeu a bola dentro da área e chutou forte, a bola tocou na trave do goleiro Magrão. No rebote, Joãozinho tentou uma nova conclusão, mas a bola foi para fora.

Depois de mais uma derrota no Brasileirão, o Atlético tentará a recuperação no próximo domingo, contra o Figueirense, na Arena da Baixada. Mais do que tentar a reabilitação, o Rubro-negro precisa da vitória para tentar escapar da zona do rebaixamento – hoje, apenas um ponto separa o time da área dos últimos quatro times da competição.

Campeonato Brasileiro - (24/07/08) – Sport 1 x 0 Atlético
L: Ilha do Retiro; H: 20h30; A: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ); CA: Julio dos Santos, Marcio Azevedo, Carlinhos Bala, Ferreira, Dutra e Daniel Paulista; P: ; R::; G: Luciano Henrique, aos 7 do 2º.

SPORT: Magrão, Cássio Lopes (Luisinho Netto int.), Igor, Gabriel e Dutra; Daniel Paulista, Júnior Maranhão (Fábio Gomes 81'), Fumagalli (Juninho 78') e Carlinhos Bala; Luciano Henrique e Roger. T: Nelsinho Batista.

ATLÉTICO: Galatto, Danilo, Chico e Rhodolfo; Douglas Maia (Willian 67'), Valencia, Alan Bahia, Julio dos Santos (Pedro Oldoni 80') e Márcio Azevedo (Anderson Aquino 67'); Joãozinho e Ferreira. T: Roberto Fernandes.


Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=26596

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% no oficial - Agncia Active