Nei: raça e vontade no bom começo atleticano no Brasileirão [foto: Giuliano Gomes]
Cinco jogos, duas vitórias, dois empates e uma derrota. Apesar da campanha ainda não ser a esperada pelo torcedor, o Atlético já tem o melhor inÃcio da era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. O Furacão já conquistou oito dos 15 pontos disputados. Com isso, superou o desempenho de 2007, quando, sob o comando de Vadão, o Furacão conseguiu sete pontos nas cinco primeiras rodadas.
A primeira vez que o campeonato nacional foi disputado na forma de pontos corridos foi em 2003. Naquele ano, o Atlético estreou com vitória sobre o Grêmio, por 2 a 0 na Arena da Baixada. Mas a equipe perdeu para Paraná Clube, Atlético Mineiro e Fortaleza, além de empatar com o Figueirense somando, nas primeiras cinco partidas, apenas quatro pontos. O Rubro-Negro terminou a competição na 12° posição, entre os 24 times participantes.
No ano seguinte, o desempenho no inÃcio foi semelhante ao de 2003. Cinco pontos conquistados entre os 15 disputados. O Atlético perdeu para São Paulo e Figueirense, empatou com Coritiba e Guarani e venceu apenas o Paysandu. Porém, o Furacão se recuperou e terminou a competição na vice-liderança.
Em 2005, o pior inÃcio em Campeonatos Brasileiros. Com o time reserva, já que priorizava a disputa da Taça Libertadores, o Atlético perdeu os seis primeiros jogos. Após o fim da competição internacional, o time melhorou e terminou na sexta colocação.
Em 2006, o Rubro-Negro venceu o Botafogo e o Santa Cruz. Porém, perdeu os outros três jogos para Fluminense, Santos e Internacional. Em 2007, o Furacão fez sete pontos. A equipe paranaense empatou com o Atlético Mineiro e venceu Figueirense e Internacional, perdendo para Santos e Goiás.
Confira as estatÃsticas do Atlético desde 1999, quando a Arena da Baixada foi inaugurada:
- 1999
- 2000
- 2001
- 2002
- 2003
- 2004
- 2005
- 2006
- 2007
- 2008
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.