Furacao.com
notícias

Geral | quinta-feira, 11 de outubro de 2007, 00h22

Guia de viagem: saiba mais sobre Caxias do Sul

Por: Gustavo Rolin (Furacao.com)

Foto Destaque

Caxias do Sul é uma das mais tradicionais cidades da Serra Gaúcha [foto: divulgação]

Depois de facilitar a vida dos atleticanos que vão a Caxias do Sul para a partida desta sexta-feira, contra o Juventude, com o Guia de Viagem rumo à cidade gaúcha, a Furacao.com traz algumas informações-extra para quem vai à cidade além de assistir o jogo.

A cidade de Caxias do Sul é a mais rica da Serra Gaúcha, importante pólo turístico do Rio Grande Sul. Distante 136 km da capital Porto Alegre, a cidade possui hoje aproximadamente 400 mil habitantes. O município foi criado no dia 20 de junho de 1890, mas Caxias foi elevada a condição de cidade apenas em 1º de junho de 1910. Cidade colonizada por italianos, Caxias é a terra do vinho e da uva, contando com diversas vinícolas artesanais.

Justamente por ser a terra da uva, o grande evento da cidade é a tradicionalíssima Festa da Uva. Criada em 1931, a festa é realizada de dois em dois anos e é considerada pela prefeitura de Caxias do Sul a maior festa do Sul do país. Durante o período de realização da festa, são expostos os produtos da região, desde manufaturas e alimentos até maquinaria pesada e automotores, com desfiles de carros alegóricos pelas ruas do município e diversas outras atrações paralelas em diversos locais. A próxima Festa da Uva está programada para acontecer entre os dias 21 de fevereiro e 9 de março de 2008.

Este são alguns dos principais pontos turísticos da segunda cidade mais importante do Rio Grande do Sul:

Castelo Lacave
No castelo, além da arquitetura e decoração medievais, os turistas conhecem a produção artesanal dos vinhos Lacave, herdeiros da tradição centenária da casa francesa Remy Martin. Em roteiros que duram de 30 a 40 minutos, passando por vários ambientes do castelo, os turistas podem encontrar algumas das safras mais valiosas do Antiquário Reserva Especial, um tinto de produção limitada. Os corredores e porões de pedra também guardam reservas do Antiquário Sur Lie, vinho branco envelhecido em tonéis de carvalho.

Igreja de São Pelegrino
A belíssima igreja é conhecida como ponto de referência artístico da cidade. No interior do templo a atração são os afrescos de Aldo Locatelli e "Réplica da Pietà", de Michelangelo, doada pelo Papa Paulo VI por ocasião do Centenário da Imigração Italiana. Aberta para visitação diariamente, das 8h às 19h.

Monumento Nacional ao Imigrante
Às margens da BR-116, o Monumento do Imigrante é um dos símbolos de Caxias. As estátuas medem 4,5 m de altura e foram concebidas artisticamente pelo escultor Antônio Caringi. As esculturas remetem à época de 1875, dos pioneiros da imigração italiana na nossa região. O monumento foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas durante a Festa da Uva de 1954. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 16h.

Museu Casa de Pedra
Transformado em museu em 1974, a Casa de Pedra, feita de pedras irregulares rejuntadas, com barro e madeira, foi construída pela família Luchesse no final de 1800. Ao longo de sua existência, serviu de residência, albergue, sede de clube e depósito. Em seu interior podemos encontrar objetos, utensílios e móveis usados pelos imigrantes na época da colonização. O horário de visitação é de terça a domingo, das 8h30 às 17h.

Réplica de Caxias do Sul
Localizada junto aos Pavilhões da Festa da Uva, a Réplica de Caxias do Sul é um conjunto arquitetônico com 15 casas de madeira, incluindo a igreja e o coreto, que reproduz a avenida Júlio de Castilhos do ano de 1885, época da ocupação da cidade por imigrantes italianos.

Facebook  

Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=23674

© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.

Desde 1996 - Furacao.com - Site 100% não oficial - Agência Active