Escritório do uruguaio Héctor Vigliecca foi contratado para elaborar o projeto arquitetônico
O balanço patrimonial de 2006, divulgado nesta terça-feira pelo Atlético, acabou revelando algumas informações acerca da segunda etapa de obras da Kyocera Arena. No texto do relatório anual, uma introdução à apresentação dos dados contábeis, a diretoria do clube informa que
"Foram contratados os serviços do Escritório de Arquitetura Héctor Vigliecca e Associados Ltda., para a elaboração de novo Projeto Arquitetônico para a conclusão da Kyocera Arena e do Complexo do Clube Atlético Paranaense".
Em outubro do ano passado, a Furacao.com divulgou em primeira mão as imagens de um estudo arquitetônico elaborado pelos profissionais da da Vigliecca. O material estava disponÃvel no site do escritório, foi retirado do ar após a repercussão da reportagem do site. Na época, a diretoria do Atlético afirmou tratar-se de um "boato de Internet".
As imagens divulgadas há oito meses podem não corresponder ao projeto que será apresentado em breve aos torcedores. Em entrevista à Gazeta do Povo desta quarta-feira, o presidente João Augusto Fleury da Rocha informou que haverá uma dissociação das etapas de ampliação do complexo esportivo do Furacão. A próxima fase incluirá as obras de construção da reta oposta da Arena e de modernizações no estádio.
O ginásio multieventos que estava previsto no estudo da Vigliecca não deverá ser construÃdo neste momento. É possÃvel ainda que esta parte do projeto tenha sido alterada para comportar a construção de um estacionamento com maior número de vagas.
Fleury ainda revelou à Gazeta o valor estimado das obras: US$ 30 milhões (R$ 57,9 milhões).
Maquete
A apresentação do projeto à imprensa deverá levar ainda mais alguns dias para ocorrer. Neste evento, o clube deseja apresentar uma maquete, que está sendo confeccionada no Uruguai. O sócio principal do escritório de arquitetura contratado pelo clube, Héctor Vigliecca, é uruguaio e mantém relacionamento intenso com profissionais de seu paÃs. O escritório conta ainda com outro arquiteto uruguaio: Ruben Otero.
Histórico
O sócio principal do escritório é o arquiteto Héctor Vigliecca Gani. Uruguaio formado pela Universidade da República, em Montevidéu, e pós-graduado na Universita degli Studi, em Roma, Vigliecca mora no Brasil há mais de trinta anos. Neste perÃodo, fundou a Vigliecca & Associados e realizou diversos projetos de arquitetura e urbanismo em todo o mundo. Ele divide a direção do escritório com arquiteta brasileira Luciene Quel. Compõem o escritório ainda os arquitetos Ruben Otero e Ronald Fiedler e os engenheiros Paulo Serra, Neli Shimizu, ThaÃsa Froes, Rodrigo Munhoz, Manuela Cabral, Úrsula Troncoso e Luci Maie.
Vigliecca & Associados recebeu diversos prêmios em concursos de arquitetura e produziu projetos para os mais diversos paÃses. Dentre os projetos elaborados pelo escritório exibidos no site destacam-se os seguintes: Grande Museu do Egito, Biblioteca do México "José Vasconcelos", Biblioteca Nacional da República Tcheca, Biblioteca de Guadalajara, Reurbanização da Rua Oscar Freire (São Paulo), Modernização do Complexo Esportivo do Ibirapuera, Sede da Petrobrás em Vitória, Campus da Justiça de Madrid e Praça dos Mártires em Beirute.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.