Furacão de 49: o time que deu origem ao apelido do clube [foto: GPP/arquivo]
O site Furacao.com está organizado em nove seções temáticas. Muitos visitantes do site se habituam a ler as notÃcias diárias ou os textos opinativos dos colunistas e acabam perdendo a oportunidade para navegar em outras áreas do portal atleticano. Por isso, a Furacao.com vem divulgando nesta semana informações mais detalhadas sobre suas seções. Ontem, foi a vez da seção Clube. Hoje é a vez de História.
O canal História abrange sete itens: Curiosidades, Hot Site dos 80 Anos, Joaquim Américo, Jogadores, Presidentes, Seleção e TÃtulos. No primeiro
link, o torcedor encontrará dados interessantes acerca do Rubro-Negro. São pequenas notas que revelam fatos curiosos sobre antigos dirigentes, jogadores, Baixada e partidas decisivas. Você sabe dizer qual duelo era conhecido por "Cotejo da Rivalidade"? E conhece a história da criação do distintivo atleticano? As respostas a essas perguntas estão em Curiosidades.
Depois, a navegação segue pelo item
Hot Site dos 80 Anos. Trata-se de um material produzido de modo exclusivo pela equipe da Furacao.com por ocasião da comemoração dos 80 anos do Clube Atlético Paranaense, em 2004. É um extenso conteúdo, reunindo fotos e texto, sobre a trajetória do clube em oito décadas. ImperdÃvel!
Com a inauguração da Kyocera Arena, o nome de
Joaquim Américo passou a ser menos citado pela mÃdia. Mas a torcida atleticana não se esquece que este é o verdadeiro nome do estádio que tanto nos orgulha. O que poucos devem conhecer a fundo é a história deste desportista paranaense, responsável pela construção do primeiro estádio da Baixada, em 1914. Você sabe, por exemplo, que Joaquim Américo Guimarães era neto do Visconde de Nacar e, além do futebol, dedicou-se ao hipismo, beisebol, basquete e crÃquete? A biografia dele merece um setor especÃfico na Furacao.com.
Muitos sites de clubes possuem seções dedicadas a Ãdolos ou a craques. Optamos por abrir um espaço destinado aos grandes
Jogadores. Afinal, um atleta pode ter sido Ãdolo sem ter sido craque e vice-versa. Por isso, achamos mais justo reconhecer a importância de todos aqueles que se destacaram com o manto rubro-negro. São mais de 40 fichas de jogadores contendo foto, biografia e dados sobre o perÃodo dedicado ao Atlético. Para facilitar aos leitores mais novos, o Ãndice revela, além do nome, também a posição e a época em que cada atleta jogou no Furacão.
Nenhum veÃculo possui tantas informações sobre os
Presidentes do Atlético quanto a Furacao.com. A pesquisa para a produção dos textos foi produzida para o Hot Site dos 80 Anos e contou com a valorosa colaboração do grande escritor e atleticano Valério Hoerner Júnior, além de entrevistas com familiares e amigos de ex-presidentes. Na medida do possÃvel, há fotos e uma breve biografia dos dirigentes que ajudaram a construir a grande história do clube.
Em
Seleção, o torcedor poderá conferir qual o time dos sonhos do Rubro-Negro em 80 anos de história. A eleição dos onze melhores jogadores, do técnico e do presidente mais importantes foi realizada a partir do voto de torcedores e jornalistas ilustres, como Heriberto Ivan Machado, Jackson, Carneiro Neto e Nilson Borges, entre outros. O destaque fica por conta do brilhante trabalho do caricaturista Tako-X, que desenhou um pôster dos time ideal, reunindo craques do passado e do presente.
Para fechar com chave de ouro, um espaço dedicado a todos os
TÃtulos conquistados pelo Atlético em sua história. Trata-se de um material também produzido exclusivamente pela Furacao.com, com textos, ficha técnica das partidas finais e destaques de cada campeonato.
CrÃticas e sugestões
A equipe responsável pela Furacao.com está diante da peculiar situação de gerar conteúdo para leitores que conhecem mais profundamente o objeto tratado. Por isso, esperamos receber colaborações de torcedores que porventura tenham alguma informação a acrescentar à seção História. CrÃticas, sugestões e comentários também são bem-vindos. O contato pode ser feito através do
formulário.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.