Borba Filho: consultor para assuntos internacionais nos últimos anos [foto: FURACAO.COM/arquivo]
De acordo com informação divulgada por diversos veÃculos de imprensa, o Clube Atlético Paranaense realizou nesta semana uma mudança significativa no departamento de futebol. Foram desligados do clube pelo menos seis profissionais, dentre eles o assessor executivo Antonio Carletto Sobrinho, o consultor técnico Borba Filho e o auxiliar técnico NÃlson Borges. A notÃcia circulou nesta quarta-feira, primeiramente através da Rádio CBN e do programa Tempo de Jogo, da Rede Record. A Gazeta do Povo divulgou uma pequena nota dando conta das supostas saÃdas de Carletto e Borba Filho.
Nesta quinta-feira, a Tribuna do Paraná informou que Carletto, Borba Filho e NÃlson Borges já não fazem mais parte do Atlético. A reportagem do jornal não entrou em contato com os profissionais, mas divulgou que Borba Filho tem uma proposta para ser técnico do Oriente Petrolero, da BolÃvia.
O colunista Augusto Mafuz, também da Tribuna, afirmou que NÃlson Borges irá se aposentar e confirmou que Borba Filho deverá retomar a carreira de técnico. Sobre Carletto, disse que o dirigente recebeu uma proposta para trabalhar no Coritiba. De acordo com Mafuz, outros sete profissionais deixaram o Atlético, além dos já citados.
A Furacao.com apurou que outras demissões foram efetuadas no departamento de formação de atletas. Os auxiliares Beto Médice e Nelson Candido da Silva, o Bugrão, foram desligados, assim como a auxiliar administrativa Glória Lamberti de Oliveira Gonçalves. As demissões teriam ocorrido como medida de reestruturação do departamento, atualmente comandado pelo diretor desportivo Marcos Moura Teixeira.
Até o momento de publicação desta nota, o Clube Atlético Paranaense ainda não havia se manifestado oficialmente sobre o assunto.
Carreiras
As saÃdas de maior impacto são as de Antonio Carletto Sobrinho e NÃlson Borges. O primeiro trabalhava no clube há pelo menos 17 anos. Em 1990, ele era diretor de futebol da equipe que foi campeã paranaense. Com a chegada de Mario Celso Petraglia à direção, passou a ter papel decisivo na contratação de atletas. Foi responsável pela indicação de diversos jogadores para o clube, exercendo uma função de observador e intermediário, aproveitando uma grande rede de contatos formada por olheiros e empresários. Passou alguns perÃodos afastados (especialmente entre 2001 e 2003), mas reassumiu o papel de responsável por efetuar contratação de jogadores diretamente ao lado de Petraglia.
|
NÃlson Borges: dedicação de quase 40 anos ao Atlético [foto: GPP/arquivo] |
NÃlson Borges, por sua vez, competou em fevereiro 66 anos de idade, quase 40 deles dedicados ao Atlético. Em recente entrevista à Furacao.com, ele revelou que estava pensando na aposentadoria, mas ainda não havia tomado a decisão. "Já está na hora de eu dar uma parada, mas não tem jeito. Quando você está no meio, é difÃcil abandonar de vez", afirmou. A última função de NÃlson no Atlético foi a de auxiliar de Ivo Secchi, que comandou o time B no Campeonato Paranaense.
A saÃda de Borba Filho também foi surpreendente. Ex-técnico do Atlético em décadas passadas, Ronaldo Augusto Borba, o Borba Filho, foi contratado pelo clube em janeiro de 2005, à s vésperas da Libertadores, para prestar consultoria internacional ao Furacão. Na época, o presidente Fleury explicou que a função dele seria a de
"examinar nossos adversários e também o mercado da América do Sul, funcionando como consultor técnico da nossa diretoria". Borba Filho acabou assumindo a direção do time de modo interino após a demissão de Edinho Nazareth. Depois, fez diversas viagens a paÃses da América Latina para indicar a contratação de jogadores e avaliar adversários do Atlético na Libertadores e Copa Sul-Americana. No ano passado, também chefiou a delegação do time júnior na Copa Saprissa, conquistada pelo Rubro-Negro na Costa Rica.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.