Pizza Hut Stadium, local do confronto entre Dallas e Atlético [foto: divulgação]
Localizado na cidade de Frisco, Estado do Texas, o Futbol Club Dallas hoje é uma referência em futebol nos Estados Unidos. Fundado em 6 de junho de 1996, o time tem a incrível marca de sempre ter ficado entre os cinco melhores do campeonato de futebol dos Estados Unidos (Major League Soccer), com destaque aos três vice-campeonatos e quatro terceiros lugares.
Os “hoops” como são conhecidos, possuem uniforme nas cores, vermelho, branco e azul, sendo que a camisa possui listras vermelhas e brancas na horizontal e uma listra azul nos ombros. O Clube utiliza tal apelido tanto nos diálogos com a imprensa quanto em campanhas de marketing, valorizando assim a marca da instituição.
O Dallas não foge à regra e como qualquer clube de futebol possui as suas escolinhas de base, tanto para meninos quanto para as meninas. O programa é dividido em dois níveis: o primeiro nível engloba crianças dos sete aos dez anos, que recebem aulas de profissionais e ganham benefícios como roupas para o treinamento, bolas oficiais do Dallas, aparelhos para preparação técnica. Além disso, o clube dispõe de um alojamento para 45 garotos nas imediações do estádio Pizza Hut Park, facilitando as condições de acesso aos treinamentos. O segundo nível engloba atletas de 10 a 16 anos, que seguem uma jornada trabalho intensa, permitindo que treinem com jogadores profissionais e experimentem as sessões de treino que o time principal do FC Dallas utiliza. Além disso, recebem orientações de atletas e da comissão técnica do time principal.
Pizza Hut Park
Esse estádio foi designado como a casa do Dallas somente em agosto de 2005. Antes disso, o Dallas mandou seus jogos em outros dois estádios: o Cotton Bowl (sede de jogos da Copa do Mundo de 1994), utilizado entre 1996 a 2002; e o Dragon Stadium, um estádio universitário da cidade de Southlake. No entanto, a torcida queria que o time voltasse a mandar seus jogos em Frisco, ficando acertado então que novamente voltariam a jogar no Cotton Bowl no ano de 2004, sendo que no ano seguinte seria feita a transição para um estádio próprio.
Projetado nos moldes da Kyocera Arena, o estádio também é designado como multi-eventos, tendo a capacidade para 21.193 pessoas sentadas. Conta ainda com 18 camarotes e uma área interna próxima de dois mil metros quadrados. Diversos eventos são realizados desde shows de música até campeonatos universitários.
Outro fato que assemelha Atlético e Dallas é o contrato de “naming-rights” dos seus estádios. No caso do Atlético, a empresa Kyocera Mita é a responsável pela concessão do nome do estádio Joaquim Américo, passando a se chamar de Kyocera arena; já no caso do Dallas, a empresa responsável por patrocinar e dar nome ao estádio é a Pizza Hut.
Jogadores
No time principal que compõe a base do FC Dallas alguns jogadores se destacam, caso do goleiro Shaka Hislop, que disputou a última Copa do Mundo pela Seleção de Trinidad e Tobago, atuando por dois jogos como goleiro titular (contra Suécia e Inglaterra), o brasileiro Marcelo Saragosa, natural de Campo Grande-MS, que atuou por um curto tempo no São Paulo antes de se transferir para o Los Angeles Galaxy e dalí para o Dallas, o guatemalteco Carlos Ruiz, um dos artilheiros do time e ídolo na Guatemala, onde é o atacante que mais fez gols pela Seleção daquele país, 35. Além disso, o Dallas conta com uma das grandes revelações dos Estados Unidos, Kenny Cooper, que apesar dos seus 22 anos, já passou pelas categorias de base do Manchester United e do Acadêmica de Coimbra, de Portugal.
Major League Soccer
Criada no ano de 1993, a Liga Profissional de futebol dos Estados Unidos (Major League Soccer) tinha o intuito de promover o futebol com a proximidade da Copa do Mundo de 1994, mas somente no ano de 1996 é que houve o inicio das atividades, com o regulamento se assemelhando aos moldes do Basquete promovido pela NBA (National Basquetball Association). Foram criadas as conferências Leste e Oeste que contam atualmente com 13 clubes nas duas chaves.
O FC Dallas é o atual líder da Conferência Oeste, com 52 pontos, seis a mais que o segundo colocado, Houston. O campeão da MLS se classifica para a Copa dos Campeões da Concacaf (clubes da América Central e América do Norte). O campeão deste torneio é classificado automaticamente para o Mundial Interclubes da FIFA.
Responsabilidade Social
O Futbol Club Dallas possui alguns programas para ajudar a comunidade. O carro-chefe é a Fundação FC Dallas, uma organização que administra todos os eventos para atender melhor as pessoas, incluindo o futebol na vida de cada um.
O programa “Kicks for Kids” ajuda as organizações que cuidam de crianças, doando ingressos para os jogos do Dallas, dando-lhes a oportunidade de assistirem às partidas no Pizza Hut Park. Da mesma maneira, existem projetos de acesso à leitura, projetos de convivência familiar, que ajudam as famílias nas diversas situações do cotidiano.
Cidade de Frisco
A cidade sede do FC Dallas se localiza no Estado do Texas, subúrbio norte da cidade de Dallas, com uma população próxima a 92 mil pessoas. A economia da cidade se desenvolve principalmente pelo esporte. Tanto futebol, quanto beisebol e hóquei no gelo possuem sedes no município.
No futebol profissional, o Dallas é o time de maior expressão, no baisebol destaca-se o Frisco RoughRiders, clube integrante da Liga Professional de Baseball. E no hóquei, o time Junior chamado de Texas Tornado. Além disso, o Dallas Stars, da Liga Nacional de Hóquei, treina e possui um escritório.
Na educação, a cidade possui diversas escolas e uma universidade, Dallas Baptist University. Como atrações turísticas, a cidade oferece um parque de recreação, muito utilizado pelas famílias, pistas de atletismo, uma marina com diversos barcos, uma estação de esqui, considerada a melhor da região, além de diversos museus.
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.