A caveira incendeia a torcida atleticana há 29 anos.[foto: ARQUIVO FURACAO.COM]
O ano era 1977. Enquanto o goleiro Altevir, manteve sua meta incólume durante 1.066 minutos, um recorde no gol atleticano, o elenco rubro-negro fazia uma fraca campanha, vendo o Grêmio Maringá quebrar a série de 6 tÃtulos consecutivos do rival Coritiba. O cenário pouco satisfatório ao torcedor atleticano, aliado ao final das atividades de uma das mais influentes facções da torcida atleticana, o ETA, acabou sendo a mola propulsora do sonho de alguns jovens. E assim, no Estádio Couto Pereira na partida contra a equipe do BrasÃlia, deu-se o inÃcio das atividades da Torcida Organizada Os Fanáticos.
A história do surgimento da torcida é controvertido. Sabe-se apenas que participaram diversos jovens fanáticos, como Marcos Mattos, José Carlos Belotto e Mauro de Sá Merlin, entre outros, conforme apurado pela equipe da furacao.com que entrou em contato com vários dos torcedores que dela fizeram parte, desde seus fundadores, passando por Renato Sozzi que ficou por mais de uma década no comando da Fanáticos, até o folclórico Julio Sobota, o Julião, atual presidente da torcida.
A Fanáticos detém até hoje um forte respeito e identificação com toda a nação rubro-negra. Quer seja viajando para apoiar o Atlético nos jogos, ou mesmo em episódios tristes como o julgamento que rebaixava administrativamente o rubro-negro em 1997, como em jogos da Seleção Brasileira pelo mundo, a Fanáticos sempre desenvolveu seu papel de mostrar toda a força que emana do atleticano.
Hoje, 24 de outubro, toda a torcida atleticana parabeniza a Associação Recreativa Torcida Organizada Os Fanáticos, por mais um aniversário, desejando que amanhã a festa nas arquibancadas seja ainda mais bonita e que todos possamos ganhar o maior presente que um atleticano pode esperar: a classificação para as semi-finais da Copa Sul Americana com uma bela vitória em casa.
Mais informações da Fanáticos, clique
aqui ou veja o
Site Oficial da TOF
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.