Libertadores | sexta-feira, 28 de dezembro de 2001, 23h57
Atlético pode fazer pré-temporada em La Paz
O Atlético pode inovar na pré-temporada de 2002 e realizá-la fora do paÃs, em uma cidade de grande altitude. Isso porque o Rubro-Negro pretende estar com o fÃsico excelente para enfrentar os adversários da Copa Libertadores.
O Olmedo, de Riobamba (2.813m), no Equador, e o BolÃvar, de La Paz (3.600m), na BolÃvia, situam-se em cidades de grande altitude e, conseqüentemente, têm o ar rarefeito. Somente o América de Cali, da Colômbia, não está na mesma situação.
A diretoria atleticana estuda a possibilidade de o time realizar a pré-temporada em La Paz, capital da BolÃvia e cidade mais alta da América.
A decisão ainda não foi tomada, mas caso seja acatada por todos, apenas os jogadores que mais atuaram neste ano viajarão para a pré-temporada. Aqueles que não foram muito aproveitados farão sua preparação em Curitiba e terão chances de participar da Copa Sul-Minas.
– Ainda não oficializamos o local da pré-temporada. Estamos estudando a possibilidade de fazer fora do paÃs. Mas temos de ver como ficaria financeiramente – diz o superintendente Alberto Maculan.
Segundo o preparador fÃsico, Eudes Pedro dos Santos, se o Atlético não conseguir viajar para outro paÃs para fazer sua pré-temporada, não haverá problema algum.
– Na verdade, acho melhor fazermos em Curitiba mesmo. Temos toda a estrutura do Centro de Treinamento e não precisamos sair. Ainda a preparação de alguns atletas vai ficar diferente da de outros. Claro que os atletas ficariam melhores no fÃsico, mas não há necessidade – afirma.
Eudes dos Santos ainda lembrou como foi feita a preparação dos atletas para a Libertadores de 2000.
– Trouxemos um ar rarefeito que mandamos fazer em um laboratório de São Paulo. Com isso, descobrimos quais os jogadores que sofreriam mais com a falta de ar e trabalhamos bastante o fÃsico deles. Nenhum deles sofreu com a altitude – completa.
Facebook
Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=1357
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.