Torcer: palavra de ordem na Arena
Quando o time do Atlético pisar no gramado da Kyocera Arena poucos minutos depois das 21h desta quinta-feira, a nação atleticana estará concentrada em um só objetivo: empurrar seu time para a vitória. A partida contra o América de Cáli será o quarto compromisso do Furacão na Libertadores 2005 e, certamente, o mais importante desta primeira fase.
Vários motivos fazem deste jogo uma decisão para o Rubro-negro. Primeiramente, o adversário é o líder do grupo e venceu todas as suas partidas. Uma vitória serviria para quebrar a confiança dos colombianos e impôr respeito aos próximo adversários. Além disso, em termos psicológicos, um bom resultado nesta quinta influenciará o desempenho do time na final do Campeonato Paranaense e nos próximos dois jogos da Libertadores.
Por isso, hoje é dia de torcer. Torcer sem criticar. Sem reclamar dos passes errados (acostume-se: eles certamente acontecerão), dos gols perdidos (é algo comum) e da falta de habilidade de um outro. Esquecendo as restrições impostas pela diretoria e preocupando-se unicamente com o manto sagrado rubro-negro. Na hora decisão, é o Clube Atlético Paranaense que fala mais alto.
Torcer
Há jogos em que é necessário simplesmente torcer. Na palavras do Dicionário Houaiss, "
manifestar sua predileção pela vitória de uma equipe desportiva ou desejar vivamente algo". Como se vê, não faz parte da definição do verbo "torcer" as críticas, reclamações, vaias e falta de incentivo. O ato de torcer é justamente o inverso disso.
Mas é claro que ninguém precisa ensinar a nação atleticana o que é torcer. Mais do que ninguém, os atleticanos sabem como empurrar seu time, dedicar todo o esforço, gritar sem parar, aplaudir mesmo nos erros e acreditar sempre, até o último minuto, na vitória. Às vezes, é preciso apenas fazer um alerta, destacar como é bom torcer pelo Furacão e lembrar das alegrias que ele nos proporciona.
Cerca de 4 mil ingressos foram vendidos para o jogo desta noite. Se você ainda não comprou o seu, ainda há tempo. As bilheterias da Arena ficarão abertas durante a tarde de hoje. Vale a pena garantir sua presença. Muitas vezes, esquecemos de valorizar a importância de um jogo internacional. Tornou-se muito comum para o Atlético nos últimos anos, mas disputar a Libertadores é algo que tem de ser reverenciado e aproveitado em todos os minutos.
Por fim, se tudo isso não animou você a ir ao jogo de hoje, aí vai mais um argumento: nos jogos fora de casa, o Atlético enfrentou muitas dificuldades com a pressão da torcida colombiana. Agora, é a nossa chance de provar que os atleticanos são ainda mais fanáticos e decisivos em uma partida.
|
Libertadores - (14/04/05) - Atlético x América de Cáli L: Kyocera Arena; H: 21h15; A: Jorge Larrionda (URU); T: FX Esportes (Sky). | | ATLÉTICO: Diego; Jancarlos, Danilo, Baloy, Marcão e Marín; Alan Bahia, Fabrício e Fernandinho; Aloísio e Denis Marques (Maciel). T: Edinho. | | AMÉRICA DE CÁLI: Viáfara; Romero, Elías (Quiñonez), Felipe González e Bustos; Banguero, Valencia, Ferreira, Villareal; Salazar e Mina Polo. T: José Manuel Rodríguez. |
|
|
|
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.