Casemiro Mior deixa Nacional e ingressa no "vice" do Brasil
por Duarte Azevedo, do Diário de NotÃcias
O treinador "alvinegro" ainda vai dirigir a equipa esta tarde, em Leiria, mas depois viaja para o seu paÃs, devendo estar de regresso na sexta-feira
O treinador do Nacional está a caminho de um dos "grandes" do futebol brasileiro, precisamente o Atlético Paranaense, o vice-campeão do paÃs campeão do Mundo e que esteve até à última jornada do campeonato da época transacta, terminado em Dezembro, a lutar pelo tÃtulo a par do Santos.
Casemiro Mior recebeu este convite obviamente aliciante, e apesar de alguma relutância da direcção "alvinegra" em prescindir dos seus serviços, o regresso ao Brasil parece certo.
VIAGEM HOJE REGRESSO SEXTA-FEIRA
Indo de encontro a esta ideia, temos que o treinador brasileiro tem viagem marcada para o seu paÃs após o jogo desta tarde, em que o Nacional joga em Leiria, frente à equipa local, para a Taça de Portugal. Mior terá como destino o Paraná a fim de negociar com os responsáveis pelo Atlético local, tendo programada a volta para Portugal na sexta-feira. Uma situação que levou, até, ao cancelamento do treino nacionalista que estava marcado para amanhã à tarde, na Choupana. Se nada se alterar entretanto, os profissionais "alvinegros" gozarão um dia de folga após o jogo da Taça, só retomando a preparação na sexta-feira, para aà começar a preparar o jogo de domingo para a SuperLiga, frente ao Sporting, na Choupana.
ATLÉTICO PARANAENSE COMEÇA SEGUNDA-FEIRA
Casemiro Mior, ontem à tarde, em declarações tornadas públicas, negou qualquer mudança para o Brasil, mas contactada uma fonte ligada ao clube brasileiro foi admitido que o Atlético Paranaense «deverá ter um treinador brasileiro que está a trabalhar no estrangeiro».
Descartada a possibilidade de contratar um técnico argentino, que tinha sido a primeira escolha, a colectividade paranaense revela que «o anúncio do novo treinador surpreenderá a todos, já que os técnicos contactados não integram a lista de nomes já especulados pela imprensa». E Casemiro Mior não foi um dos indicados. Aliás, o seu currÃculo é desconhecido no Estado do Paraná.
REGRESSO EM GRANDE DE TREINADOR DESCONHECIDO
Com efeito, quando veio para a Madeira o treinador que levou o Nacional à Europa, orientava o Rio Claro, do interior do Estado de São Paulo. Amigo de Scolari, cujo papel foi importante na sua vinda para Portugal, Mior tinha-se feito notar sobretudo por trabalhos realizados no estrangeiro: China, Venezuela...
Curiosamente, prosseguiu essa sina na Madeira, levando a que o Nacional obtivesse, na temporada transacta, a melhor classificação de sempre de uma equipa insular no Campeonato da SuperLiga, com o magnÃfico quarto lugar.
Esta temporada, porém, as coisas não tem decorrido tão bem, com os nacionalistas a apresentarem o 13º lugar, com 18 pontos, a uma jornada do final da primeira-volta. Domingo último, em Penafiel, os nacionalistas alcançaram os primeiros pontos fora de "casa" neste campeonato, fruto de uma vitória por 1-0. Depois de também terem ganho na Choupana ao Belenenses, os "alvinegros" parecem querer retomar o caminho do sucesso.
SUCESSOR PORTUGUÊS TALVEZ MADEIRENSE
Nas vésperas de defrontar o Sporting, o Nacional prepara-se para substituir Casemiro Mior. Sabe-se que existe uma lista com vários nomes, sendo a maioria de portugueses, alguns, até, actualmente a dirigirem equipas da SuperLiga.
Entre os responsáveis nacionalistas há, inclusive, quem aposte num treinador madeirense. As próximas horas serão decisivas, até para ficar esclarecido se Casemiro Mior orientará a equipa frente ao Nacional – o Atlético Paranaense só se apresenta segunda-feira.
Matéria do site Furacao.com:
https://www.furacao.com/materia.php?cod=11927
© Furacao.com. Todos os direitos reservados. Reprodução permitida desde que citada a fonte.