1983

Empate com sabor de vitória

Cerca de quarenta mil pessoas compareceram ao Couto Pereira para a partida decisiva, a maioria atleticanos. Como poderia se esperar, foi um jogo tenso, afinal era um Atletiba, que valia título. No primeiro tempo, o Atlético se propôs a jogar com o regulamento, que lhe garantia o direito do empate. Apesar da postura defensiva do rubro-negro, o Coritiba pouco se arriscou ao ataque.

No segundo tempo, tudo mudou. Aos 18 minutos, o volante Jorge Luis recebeu a bola na ponta-esquerda e cruzou alto. O atacante Joel se antecipou ao zagueiro e cabeceou forte no canto direito do goleiro Jairo. 1 a 0 para o Atlético. O Couto Pereira ficou tingido de vermelho e preto. A comemoração foi momentaneamente interrompida aos 30' , com o empate do Coxa, gol de Elísio. Passado o susto, os gritos de ‘bicampeão!' passaram a predominar no estádio. E num maravilhoso espetáculo, a torcida ‘Os Guerrilheiros' transformou o campo do adversário em um templo rubro-negro.

Depois de 53 anos, o Atlético era novamente bicampeão paranaense. Uma conquista ainda mais especial, sobre os dois maiores rivais do clube: em 82 sobre o Colorado e em 83 em cima do Coritiba , em pleno estádio Antonio Couto Pereira.

Ficha: 18/12/1983
Coritiba 1 x 1 Atlético

Local: Couto Pereira
Arbitragem: Afonso Vitor de Oliveira
Gols: Joel (19') e Elísio (30' do 2º tempo)
Coritiba: Jairo; Claudecir, Gaúcho, Élvio e Luis Florêncio (Vavá); André, Freitas (Paulinho) e Leandro; Lela, Elísio e Elizeu. Técnico: Geraldo Damasceno
Atlético: Rafael, Détti, Celso, Augusto, Cândido; Jorge Luís, Cristóvão, Nivaldo; Ivair (Binga), Joel, Renato Sá. Técnico: Lori Paulo Sandri

O título - Jogo do título - Campanha - Personagens

Untitled Document

Fale conosco - Contribua - Créditos