1929

Campeão por antecipação

No dia 05 de janeiro de 1930, Atlético e Coritiba entraram no gramado da Baixada com missões antagônicas. Enquanto ao rubro-negro a vitória assegurava o título da competição, ao adversário ficava a esperança de ser o único clube a derrotar o melhor time do Estado.

O Coritiba, numa tentativa desesperada de estragar a festa atleticana, partiu para o ataque e abriu o placar com Emílio. Mas, no 2º tempo, o Atlético conseguiu impor o seu ritmo e criou boas chances. Marreco, com um forte tiro, conseguiu empatar o jogo. Aí começou a brilhar a estrela do goleiro Alberto, um dos principais destaques da conquista atleticana. E, a poucos minutos do fim, num contra-ataque rápido de Levoratto, a bola foi parar no fundo da rede do Coritiba. Era o gol do título, o gol da comprovação que o rubro-negro era sim o melhor time do Paraná.

Restou ainda mais uma partida e o empate por 2 a 2 contra o Brasil confirmou a taça “Cidade de Curitiba” para o Atlético. A equipe ainda disputou um torneio-extra, contra Paranaguá (venceu por 7 a 0) e Operário (venceu por 3 a 1) e garantiu, definitivamente, o título de Campeão Paranaense de 1929.

Ficha: 05/01/1930
Atlético 2 x 1 Coritiba

Local: Baixada
Arbitragem: Dino Bertholdi
Gols: Emílio, Marreco e Levoratto
Atlético: Alberto; Anjolilo e Borba; Altino, Falcine e Rosa; Levoratto, Marreco, Urbino, Zinder e Maranhão.
Coritiba: Fruet; Cuca e Pizatto; Rigolino, Ninho e Alberto; Guerino, Lauelino, Emilio, Staco e Stephen.

O título - Jogo do título - A campanha - Personagens - Curiosidade

Untitled Document

Fale conosco - Contribua - Créditos