1929

Campeão Invicto

Depois de ter sido o Campeão Paranaense em 1925 e conquistar o vice-campeonato em 26, 27 e 28, o Atlético voltou a dominar o futebol paranaense em 1929, com uma campanha irretocável e invicta, numa espécie de aviso ao Furacão, que encantaria o futebol paranaense vinte anos depois.

No Torneio Início, o Atlético ficou em 2º lugar, perdendo a decisão por 2 a 1 para o Palestra Itália. A “síndrome do vice” começou a assombrar os lados da Baixada e o time entrou no Campeonato Oficial disposto a mudar esse rótulo.

E conseguiu. Em doze partidas, o Atlético conquistou dez vitórias e dois empates, acumulando aproveitamento espetacular de 91,66%. A equipe marcou 48 gols e sofreu apenas 11, com saldo de 37. A linha ofensiva atleticana, formada por Levoratto, Marreco, Urbino, Zinder, Maranhão, Ary e Denizart chamava atenção por onde passava, balançando as redes em todos os jogos da competição.

O Atlético começou o campeonato com uma bela goleada por 4 a 1 sobre o Britânia, campeão do Estado no ano anterior. Goleadas surpreendentes como 10 a 0 sobre o Aquidaban, 7 a 0 no Paranaense e 8 a 1 no Bangu marcaram a campanha vitoriosa. No primeiro turno, a única partida que o rubro-negro não venceu foi contra o Coritiba, empatando por 4 a 4.

No turno decisivo, todos já sabiam que dificilmente o Atlético deixaria de ser campeão. Venceu Britânia (2 a 0), Bangu (por W.O.) e Palestra Itália (1 a 0). A essa altura, só um milagre tiraria a taça das mãos atleticanas, pois o time conseguiu abrir quatro pontos de vantagem sobre o 2º colocado, que era o próprio Palestra.

Jogo do título - A campanha - Personagens - Curiosidades

Untitled Document

Fale conosco - Contribua - Créditos