1958

O fim do primeiro jejum

Regularidade. Essa foi a principal arma do Atlético para levantar o caneco do Campeonato Paranaense de 58, numa competição disputada por pontos corridos. Em vinte jogos, foram quatorze vitórias, dois empates e quatro derrotas, com aproveitamento de 75%. A equipe balançou as redes adversárias cinqüenta vezes, o melhor ataque da competição, e levou trinta gols. Jandir foi o principal artilheiro atleticano, com onze gols.

O Atlético começou o campeonato arrasando, com boas vitórias sobre o Bloco Morguenau (3 a 1), Guarani (4 a 2), Caramuru (3 a 0) e Ferroviário (4 a 2). As goleadas sobre o Rio Branco (6 a 4) e, principalmente, sobre o Coritiba (5 a 1) mostravam que o time estava no caminho certo.

No segundo turno, o mesmo embalo assegurou a ponta da competição. Nem a série de duas derrotas consecutivas, para Ferroviário e Água Verde, tiraram o primeiro lugar do rubro-negro. Porém, depois da derrota de virada por 4 a 1 para o Água Verde, a diretoria decidiu mudar o comando técnico. O treinador Joaquim Loureiro foi afastado e formou-se uma comissão, com a supervisão de Jackson Nascimento e Alfredo Gottardi, o Caju.

Eles entraram e apostaram na força ofensiva. A vitória por 4 a 1 sobre o Morguenau mostrou que o Atlético, mais do que nunca, estava no caminho do título. A essa altura, o adversário que mais ameaçava era o Operário, mas as combinações de resultados davam uma boa margem de distância na liderança do certame.

No dia 12 de outubro, pela 18ª rodada, o encontro era entre Atlético e Coritiba. Um Atletiba como sabor diferente, pois era no dia do aniversário do rival, num jogo que marcou a inauguração da primeira parte das obras no estádio Belfort Duarte. A manchete do Paraná Esportivo resumiu o que foi a partida: ‘Furacão foi a vedete da festa dos coxas' (13/10/1958). A vitória inquestionável por 3 a 1 colocou o Atlético como virtual campeão da temporada, pois bastava um empate nos próximos dois jogos para assegurar o primeiro lugar.

Jogo do título - Campanha - Personagens

Untitled Document

Fale conosco - Contribua - Créditos