Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

FX: corrigindo injustiças

26/09/2006


O canal por assinatura FX é novo no Brasil. Acredito que foi lançado em 2005, em São Paulo e Rio de Janeiro e meses depois no resto do país, ou ao menos no Paraná, pois não sei se o canal tem sinal em todos os estados brasileiros. Com uma programação voltada ao público masculino, a FX aposta em séries e nos mais variados esportes, incluindo aqueles tidos como radicais.

Desde sua chegada no Brasil, o canal controlado pela FOX transmite as competições da Conmebol, incluindo a Taça Libertadores da América, o principal torneio de clubes da América Latina. Nestas competições, a FX concorre diretamente com o SPORTV, canal por assinatura da Globosat, grupo da Rede Globo, principal emissora de televisão aberta nacional, que também detém os direitos sobre as referidas disputas.

Da Rede Globo pouco ou quase nada podemos esperar em relação à transmissão de jogos internacionais do Atlético. Por mais que a emissora tenha possibilidade de transmitir eventos para somente uma região, como, no caso, o estado do Paraná, não a interessa preferir o Atlético Paranaense ao Corinthians, Santos e Fluminense, outros representantes brasileiros na Copa Sul-Americana.

Do SPORTV, no entanto, deveríamos e poderíamos esperar a transmissão dos jogos do Atlético. Além de ter à sua disposição dois canais para a transmissão de eventos esportivos, o jogo entre o Atlético sequer coincide em data e horário com o dos demais times brasileiros que disputam as oitavas de final da Copa Sul-Americana. Este desprezo já ocorreu nos confrontos contra o Paraná Clube, mas naquele caso o SPORTV poderia, mas não deveria, usar a desculpa do jogo entre Fluminense e Botafogo ser disputado em horário simultâneo e os times cariocas terem mais torcida que a dupla paranaense. Não deveria, pois tem dois canais para evitar estas coincidências, mas a desculpa até poderia ser considerada razoável.

Nos jogos contra o Paraná Clube a solução foi encontrada pela FX, que louvadamente transmitiu os dois confrontos, sendo bastante elogiada pela iniciativa. Nesta semana, cogitou-se que nem mesmo a FX transmitiria o jogo de ida entre o tradicional River Plate e o Atlético. Deixando a paixão de lado, analisando friamente, este é o duelo mais importante entre brasileiros e argentinos nesta competição, até o momento. Reúne o vice-campeão e o semifinalista da Libertadores 2005, além de confrontar o mais tradicional dos times argentinos (o Boca não enfrenta brasileiros nesta fase) com o brasileiro de melhor resultado recente em Taças Libertadores da América.

Hoje, o canal por assinatura confirmou a transmissão da primeira partida atleticana na Argentina, em competições oficiais. O torcedor atleticano agradece! A FX não precisa ter dúvidas de que a audiência será enorme no Paraná, até porque mesmo os rivais não perderão a oportunidade de “virarem” argentinos por alguns dias, na tentativa de secar o Atlético, evitando mais sofrimentos além daqueles que ultimamente têm passado ao tropeçar em times como São Raimundo, Brasiliense e Ituano. Sem esquecer dos paranistas, decepcionados por não serem eles os paranaenses no Monumental de Nuñez.

Parabéns ao canal FX que possibilitará ao torcedor atleticano acompanhar o Atlético em Buenos Aires! Lamentável a conduta do SPORTV que tanto reclama que os times brasileiros não levam a Copa Sul-Americana a sério, mas deixa de lado justamente aquele que está focado na competição e entrará com o time titular em campo. Se o Atlético obtiver sucesso nesta Copa, não tenho nenhuma dúvida que o SPORTV irá promover os futuros jogos do Furacão para angariar audiência e patrocínios. Neste momento restará a nós atleticanos, assistir aos jogos pela FX, canal por assinatura que não nos abandonou desde o início.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.