Juarez Villela Filho

Juarez Lorena Villela Filho, 46 anos, é advogado, funcionário público estadual, dirigente de rugby e arruma tempo para acompanhar jogos do Atlético, isso desde 1987. Conhece 49 estádios Brasil afora onde foi ver de perto o Furacão. Sócio desde os tempos do Atlético Total em 1998 e na nova modalidade Sócio Furacão desde 2007.

 

 

Atlético. Quem é esse time?

04/09/2002


Ainda somos “estranhos no ninho” das velhas raposas do futebol nacional. Não adianta insistirmos, pois uma vitória como a de Sábado frente ao Corinthians, na capital paulista, ainda soam como “zebra”. Somente a continuidade de boas campanhas e títulos, farão o verdadeiro reconhecimento chegar.

Mas o que seria o reconhecimento ? Ter mais espaço na mídia ? Mais jogadores apontados como destaque em cada rodada ? Mais atletas convocados para a Seleção Brasileira ?

Suspeito que nem o torcedor saiba ao certo o que quer. Exigimos um respeito que não temos pelos outros. Cito dois exemplos : jogos em casa contra equipes que não são consideradas “grandes” e a previsão de favoritismo.

Primeiro caso. Atlético X Bahia, pouco mais de 5 mil pessoas. Contra os “poderosos” Vasco e Palmeiras, Baixada semi e lotada, respectivamente. Por que o torcedor não vai ao estádio ver o Atlético ? Por que times mais conhecidos levam mais atleticanos ao estádio ? Não entendo, nem concordo. Atleticano tem que ir pra ver o Atlético, pouco se importando quem é o adversário.

Segundo caso. Começo de campeonato. Pergunte para algum colega atleticano, quais os favoritos : inevitavelmente a maioria fala em São Paulo, Cruzeiro, Grêmio, Corinthians........ Jamais é apontado um Juventude, Ponte Preta, Vitória ou mesmo um São Caetano, sempre entre os melhores ultimamente. Por quê ?

Nos acostumamos com esses times, considerados grandes, sempre estarem entre os favoritos, mesmo com as mudanças do futebol brasileiro nos últimos anos. Igualzinho a imprensa “do eixo” faz conosco.

Pau que bate em José, também bate no Zé.
Juarez Villela Filho


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.