Jones Rossi

Jones Rossi, 46 anos, é repórter do Jornal da Tarde, em São Paulo, e um dos fundadores do blog De Primeira. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

As mentiras que contam sobre o Atlético

05/04/2006


Mentira nº 1: O trabalho da imprensa é cerceado pelo Atlético
Por que é mentira: Estão reclamando que o Atlético libera apenas 10 minutos de imagens nos treinos. Ora, quanto tempo é preciso para tirar fotos e filmar o treino? Duas, três, quatro horas? O que vai mudar? Por acaso os grandes jornais de Curitiba possuem especialistas em táticas que vão analisar minuciosamente o treino? O Santos faz a mesma coisa em São Paulo e a imprensa daqui não reclama. Que tal trabalhar mais, ir atrás de notícias que prestem em vez de noticiar todo dia a mesma coisa?

Mentira nº 2: O ingresso é caro
Por que é mentira: Quem mais reclama dos preços dos ingressos normalmente justifica dizendo que "a diretoria afastou os pobres" da Baixada. Desculpa hipócrita, demagógica, populista e esfarrapada. Não é abaixando o ingresso para 10 reais que se vai garantir acesso às camadas mais baixas da população. E normalmente quem reclama do ingresso não é o torcedor pobre, mas sim o torcedor de classe média alta que adora uma regalia à custa dos outros. É o mesmo sujeito que falsifica carteirinha de estudante para pagar meio ingresso no cinema (onerando os demais consumidores), que estuda em faculdade pública podendo pagar a particular, que sonega imposto de renda e por aí vai. Adora o Atlético, desde que não mexam com o seu bolso.

Mentira nº 3: A torcida está mais fria
Por que é mentira: Porque não consigo imaginar nada mais frio que trezentos gatos pingados assistindo Atlético x Goiatuba. Ou Atlético x União Bandeirantes, Atlético x Cascavel, Atlético x Paraná para mil pessoas no distante Pinheirão. Hoje a torcida é ainda mais vibrante. É só observar que a média de público do Atlético no Paranaense é maior que a do Paraná no Brasileiro. O Atlético continua sendo a mais vibrante torcida do Brasil, não tenham dúvida. Quando é preciso, ela mostra. É só lembrar dos jogos contra São Paulo e Palmeiras ano passado na Arena. Eu estava lá. Foi ou não foi show de bola?

Mentira nº 4: A diretoria está preocupada somente em vender jogadores
Por que é mentira: Então por que Dagoberto continua no Atlético? Diego não saiu por que a torcida não começou a queimá-lo? Kleberson não ficou mesmo após ganhar a Copa do Mundo? Estas não me parecem atitudes de uma diretoria que só pensa em se desfazer de seus principais craques. É claro que Jadson, Fernandinho, Lucas e tantos outros se foram, mas alguém aí aponte o clube que ao final da temporada (ou até no meio) não vende suas estrelas. É a prática da maioria. Fred saiu do Cruzeiro no meio do Brasileiro passado, São Paulo nos últimos anos vendeu Kaká (pelo mesmo preço do Jadson), Luís Fabiano, Grafite e mais um caminhão de gente. O engraçado é que o mesmo pessoal que não gosta do preço do ingresso quer Zidane, Ronaldinho Gaúcho e Pelé no Atlético. Com que dinheiro, amigo? Pelo jeito, com o de qualquer um, menos o seu.

Mentira nº 5: Os treinadores não querem mais vir para o Atlético
Por que é mentira: Outro dia um site de Curitiba publicou uma matéria dizendo que os técnicos não querem mais vir para o Atlético porque o clube é supostamente "muito instável". As fontes falaram em off. Sei lá, parece birra contra o Atlético. Afinal, que outro clube do Brasil é estável? O Corinthians, o Santos, o Flamengo, o Fluminense? Se esses técnicos estão tão apavoradinhos, então que tal treinar o Piraporinha da Serra? Tenho certeza que lá a pressão é menor e o clube é bem "estável".


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.