Sérgio Tavares Filho

Sérgio Juarez Tavares Filho, 45 anos, é jornalista e morou até os 12 anos em Matinhos, litoral do Paraná. Acompanha o Atlético desde que nasceu e vive numa família 100% rubro-negra. Até os cachorros se chamam Furacão e Furacão Júnior. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2009.

 

 

Dogmas

28/12/2005


Na segunda metade da década de 1990, os diretores de cinema Lars Von Trier e Thomas Vinterberg lançaram o Dogma 95. A idéia foi a de reformular a maneira com que o cinema seria produzido pelos profisionais e visto pelos espectadores. Entre os principais "mandamentos" do Dogma, estão a proibição de qualquer tipo de luz artificial para iluminar a cena a ser filmada e a câmera nunca pode estar num tripé. A originalidade tem que ser preponderante, já que os filmes não podem ter gênero (ação, comédia, drama...). Elogiado por críticos pela maneira com que foi criado, o manifesto dos diretores europeus também esbarrou em várias e pesadas opiniões contrárias.

Seriam os atuais dirigentes atleticanos seguidores do Dogma 95? A maneira com que o clube é administrado recebe diversos elogios por especialistas e críticas (muitas vezes) sem conhecimento de quem as profere. Foi por causa da inovação - coincidentemente em 1995 - imposta dentro do Atlético que as principais conquistas foram alcançadas. Foram necessários novos dogmas, novos princípios, para que o clube pudesse aparecer no cenário esportivo brasileiro e mundial.

Hoje o Atlético é uma potência. Os torcedores se orgulham em vestir o vermelho e o preto. Não somos mais coadjuvantes nas competições. Erguemos um patrimônio e já nos solidificamos entre os grandes. Lars Von Trier e Thomas Vinterberg ficariam felizes em saber que o principal produto de suas carreiras tem um braço no Brasil. O cinema fez a realidade.

Atleticanos

O ano de 2006 vai ser especial para o Atlético. Além de já nos prepararmos para a construção final da Kyocera Arena, teremos quatro competições no calendário. Defender o título estadual já não é tão empolgante, mas conquistar a primeira Copa do Brasil, o bicampeonato nacional e fazer bonito na Sul-Americana parece seduzir os torcedores.

Vai ser um ano de união dentro e fora do clube. Os sites (Furacao.com, E-Atletico, Rubronegro.net, Fanatismo) e as torcidas organizadas (Fanáticos e Ultras) vão ter um papel importante na história do Atlético.

Para o bem geral, paz. É o que basta.

E-mails

Estamos há duas semanas com problemas no formulário de e-mail. Nem os editores e tampouco os colunistas estão recebendo as mensagens dos internautas. Qualquer dúvida, crítica ou sugestão sobre essa coluna, envie para sergio@furacao.com.

Bom ano a todos.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.