Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

O culpado é o Atlético

05/12/2005


Não costumo escrever colunas sobre outros times que não o Atlético. Explico: torço simplesmente pelo meu time e não para terceiros. No entanto, vendo o desespero verde, a busca por explicações e culpados pela vergonhosa queda, preciso alertá-los que não encontrarão culpados dentro de seu próprio clube. O culpado é o Atlético!

O culpado é o Atlético que, na lanterna, os venceu com um time misto e depois, fora de casa, voltou a vencê-los. E pior, somou míseros cinco pontos de 18 possíveis contra Ponte Preta, São Caetano e Figueirense, respectivamente o 18.º, 17.º e 16.º colocados no Campeonato Brasileiro 2005.

O culpado é o Atlético que decide títulos nacionais e internacionais e os faz torcer para times de São Paulo, México, Paraguai e Colômbia ao invés de se preocuparem com o próprio time. Abandonaram sua casa e quando perceberam que ela estava em chamas era tarde demais para apagar o incêndio.

O culpado é o Atlético que se modernizou e cresceu, mostrando que a segunda divisão não era um lugar legal de ser freqüentado. Na nossa cola eles subiram e acharam bacana freqüentar a elite do futebol brasileiro. Agora, sentem-se incomodados com o retorno à Série B, local que estariam até hoje, achando bom, não tivesse o Atlético os alertado da vergonha que era estar por lá.

O culpado é o Atlético que perdeu um campeonato estadual para eles, dentro de casa. Com isso acharam que eram a oitava maravilha do mundo e depois disso venceram apenas um dos seis atletibas seguintes e a melhor colocação no Brasileiro foi o décimo-segundo lugar de 2004, estando fora de qualquer competição sul-americana.

O culpado é o Atlético que tem a maior torcida do Paraná e faz brilhantes campanhas de marketing para alavancar ainda mais sua torcida no interior do estado. Isso faz com que, por inveja, gastem seu pobre dinheirinho em campanhas fracas, voltadas apenas aos seus torcedores, que não aumenta em nada seu contingente de fãs.

O culpado é o Atlético que construiu a melhor Arena da América Latina e os fez, novamente por inveja, “reformar” o seu velho estádio e, principalmente, o gramado. Dinheiro foi perdido em uma obra inútil de maquiagem e o bom estado do campo, os fez uma presa fácil para os times mais qualificados, dentro de sua própria casa. O Atlético, por exemplo, os venceu no novo gramado, assim como também saíram vitoriosos o Santos, Juventude, Botafogo, São Paulo, Goiás, Cruzeiro e Corinthians.

O culpado é o Atlético, time de coração de Cuca, treinador que os colocou na zona de rebaixamento e, dirigindo o São Caetano, aniquilou sua última esperança de manter-se na Série A do Campeonato Brasileiro.

Enfim, assumimos nossa culpa pela queda. O problema é que agora não estaremos por lá para servirmos de exemplo e subirmos juntos para a primeira divisão, como em 1995. Então, já que não freqüentam mais os mesmos locais que nós, parem de nos invejar, se preocupar apenas com nossos raros infortúnios e pensem em como sair do lodo. Só não culpem o outro Atlético, o de Minas (aquele parecido com o coxa, que já foi motivo de admiração dos torcedores verdes), pelo fracasso na tentativa de retorno à elite.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.