Juliano Ribas

Juliano Ribas de Oliveira, 51 anos, é publicitário e Sócio Furacão. Foi colunista da Furacao.com entre 2004 e 2007 e depois entre março e junho de 2009.

 

 

Pamonhas

23/11/2005


"Pamonha! pamonha!" , alardeia o alto-falante da Kombi que passa pela rua vendendo o gostoso alimento feito de milho. As pessoas saem de suas casas e migram rumo ao furgão, para adquirir algumas pamonhas, doces ou salgadas, de acordo com o paladar do freguês. Os fãs da iguaria já ficam com a boca jorrando água só de ouvir a voz gralhada vinda do megafone sobre o capô do tosco veículo.

Neste domingo, mais uma vez o alto falante anunciando pamonhas fará muitas pessoas sairem de suas moradas. A penúltima rodada do Campeonato Brasileiro traz os jogos todos na mesma hora, o horário clássico do futebol, o domingão às quatro da tarde. E a massa atleticana tem muitos motivos para ir à Arena. Um deles será escutar o alto-falante do estádio anunciar pamonhas. Não as de milho verde, mas de time verde. O Coritiba "Foot Ball Club", joga a vida em São Caetano do Sul no mesmo horário em que o Atlético faz o seu último jogo em casa, contra o time que possivelmente será companheiro dos verdes na segundona. Será realmente um grande domingo.

Se o tempo firmar, será um daqueles programões para a torcida atleticana e suas famílias. Criança, bebê, vovó, vovô, mulher grávida, junto aos contumazes freqüentadores da Kyocera Arena, todos assistindo a um dos grandes amores de suas vidas, o Atlético Paranaense, que tanto nos orgulhou este ano e que merece mais do que nunca nosso aplauso, nosso apoio e nosso reconhecimento. Pipoca, espetinho, pizza em pedaço, x-salada, refri e cerveja de todas as marcas, da melhor praça de alimentação do país, para as pessoas que confortavelmente em suas cadeiras, vibram com o Rubro-negro e incentivam o time para mais uma vitória. Todos alegres, torcendo, divertindo-se, fazendo a vida valer a pena.

Súbito, algo as faz prender a atenção. São as primeiras notas do Hino Atleticano, entoado em um som eletrônico: "Atlético, Atlético!". Em seguida, vem a voz solene e, neste caso, carregada de sarcasmo: "Em São Caetano do Sul, gol do São Caetano! Agora, São Caetano um, Coritiba zero!". A tarde que já era fantástica, fica ainda melhor. Risos, gritos e comemoração. Alegria geral. Gol do Azulão é gol pró. Um minuto depois, começa a rufar a bateria da Fanáticos, iniciando a melhor versão para "Another Brick in The Wall" de Pink Floyd já feita em ambos os hemisférios do planeta. O estádio, uníssono, vai junto. Criança, bebê, vovó, vovô, mulher grávida, todo mundo mandando os palavrões cabeludíssimos, sem culpa, numa catarse em versos pornô. O que vale é a diversão.

O Atlético, que este ano nos encheu de orgulho, foi "secado" por muitos, tivemos que ouvir foguetório, gozações de quem não tem onde cair morto. Agora, fechamos o ano com chave de ouro, com mais uma classificação a um torneio internacional e estáveis para uma boa temporada em 2006, em quatro competições. Portanto, vá ver o Atlético neste domingo. Não fique em casa, porque, melhor do que ouvir o auto-falante falando das pamonhas verdes, será gritar, em alto e bom som, que o Atlético é o time que amamos, e o único que enche de orgulho todo o estado do Paraná. Para o resto, as pamonhas.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.