Juarez Villela Filho

Juarez Lorena Villela Filho, 46 anos, é advogado, funcionário público estadual, dirigente de rugby e arruma tempo para acompanhar jogos do Atlético, isso desde 1987. Conhece 49 estádios Brasil afora onde foi ver de perto o Furacão. Sócio desde os tempos do Atlético Total em 1998 e na nova modalidade Sócio Furacão desde 2007.

 

 

O dom de ser bom

29/09/2005


E veio o véio. Caberá ao senhor Evaristo de Macedo o comando e a definição do time atleticano pelo restante do ano. Dos sensacionais momentos que seu comando nos proporcionou naquela maravilhosa campanha de 1996, lembro do triunfo sobre o Vitória por 3 X 0 na Baixada antiga (a do tobogã e do Farinhaquão). Vencemos, mas não jogamos bem. Tanto é, que nosso primeiro gol saiu após contra ataque rápido advindo de uma defesa que Ricardo Pinto fez de um pênalti. Palavras de Evaristo:

” Olhe, dizem que tem coisas que a gente aprende quando erra. E hoje nós erramos, e muito, na marcação, mas não precisa perder para aprender, pode aprender quando ganha também. “

Assim é Evaristo, sujeito boa praça, espírito amigo. Faço entretanto, algumas considerações positivas e negativas de sua vinda.

PONTOS NEGATIVOS

- o tal planejamento da Diretoria é um grande blá blá blá. O que temos de organização administrativa, empresarial, não temos justamente no principal de um time de futebol: no futebol;
- o ano de 2006 já começa comprometido. Além de sabermos de antemão que alguns de nossos principais jogadores não devem ficar pro ano que vem, prevemos que muito dificilmente a vinda de Evaristo foi com vistas ao próximo ano, acarretando dispensas, contratações, etc.;
- e onde está aquela “estória” que a Diretoria adora falar que busca um treinador novo, com ambição, que tenha o perfil do Atlético, que queira crescer com o time? Professor Evaristo já rodou, e muito no futebol e está com a vida sossegada.
- mais do que nunca fica provado que o Atlético precisa de um diretor de futebol, senão as bombas sempre vão estourar no colo dos treinadores. Aliás, já passou da hora de termos alguém que faça a ponte entre boleiros e cartolas.

PONTOS POSITIVOS

- experiência ele tem de sobra e isso ninguém contesta. Já deve ter passado de tudo no mundo do futebol e com certeza não vai se abalar com pressões, críticas e nem se achar o melhor do mundo com os triunfos que virão;
- conhecimento raro do futebol. Como brilhante jogador que foi, cobrará uma melhor qualificação técnica do elenco, fazendo com que voltemos a ser um time de toques rápidos, tabelas e triangulações, evitando o famoso chutão pra frente característico da era Lopes;
- carisma e empatia com o grupo. Como já havia escrito em outras colunas e no fórum da Furacao.com, havia jogadores insatisfeitos com os métodos espartanos do Delegado Lopes. O bom velhinho Evaristo com seu jeito manso, fala tranqüila e brincadeiras, logo ganhará (ou já ganhou) o elenco, que em paz renderá muito mais.
- ele vai soltar o time! Depois de ter que ver Evandro dando carrinho na entrada de nossa área, confio que o bom senso do “novo” treinador coloque nosso 10 em sua posição original. Imaginaram Alan Bahia, Cristian, Evandro e Ferreira armando para Aloísio e Lima? Será um novo time, com mais liberdade, mais solto e em busca do gol. Assim voltaremos a vencer fora de casa, pois em vários jogos até saímos na frente, mas daí vinha a famosa retranca.

Enfim, confio muito no trabalho de Evaristo de Macedo achando que o momento foi de jogar no certo, não no errado nem no duvidoso. Evaristo está aí e o bicho vai pegar!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.