Sergio Surugi

Sergio Surugi de Siqueira, 66 anos, é Atleticano desde que nasceu. Neto de um dos fundadores, filho de um ex-presidente do Atlético, pai e avô de Atleticanos apaixonados, é doutor em Fisiologia e professor. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2009.

 

 

A primeira vez

13/09/2005


O ano, 1970. Ano de Copa do Mundo e de Seleção Brasileira. Ano da consagração do Brasil como o país do futebol.

Tinha 12 anos e era apaixonado pelo Atlético, mas nunca tinha visto meu querido time ser campeão.

O jogo decisivo, Seleto (Rubro-Negro) x Atlético, seria em Paranaguá. Acostumado a ver o Atlético ser roubado pelos rivais, eu estava com os dois pés atrás. Acreditava, mas tinha medo de continuar na fila do título. Não fui a Paranaguá e tive que me contentar com o radinho de pilhas.

Lembro muito bem que estava no corredor do edifício no qual eu morava, quando ainda nervoso e ansioso, ouvi o narrador (seguramente um atleticano - ajudem a lembrar quem era) emocionadíssimo, ao contrário de gritar o último gol, limitar-se a abrir o microfone para que se escutasse o grito da galera e então, quase chorando, gritar nos microfones: "NÃO ADIANTA MAIS, NÃO ADIANTA MAIS, ATLÉTICO CAMPEÃO DE 1970!!". Era muita alegria para o então menino, que ficou dias e dias repetindo a frase ao reproduzir a partida final nos seus jogos de futebol de botão. Revivia a todo instante a emoção do primeiro título.

Naquela tarde-noite, fui com toda a minha família esperar a carreata que chegava pela estrada das praias, levando no carro do meu pai, minha bandeira de 2x1 m.

Naquela noite, dormi bem, embalado pelo buzinaço que se armou por toda a cidade.

A primeira vez a gente nunca esquece.

Obrigado a todos os jovens atleticanos, que tiveram a sensibilidade de relembrar uma conquista que, senão teve o alcance nacional das atuais, foi um símbolo do que o Atlético unido pode conseguir, contra tudo e contra todos.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.