|
|
Sérgio Tavares Filho
Sérgio Juarez Tavares Filho, 45 anos, é jornalista e morou até os 12 anos em Matinhos, litoral do Paraná. Acompanha o Atlético desde que nasceu e vive numa famÃlia 100% rubro-negra. Até os cachorros se chamam Furacão e Furacão Júnior. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2009.
|
|
|
|
Eu cresci ouvindo histórias de Pelé, Dorval, Pepe e Coutinho. Do fim da década de 70 até o inÃcio do ano 2000, era apenas esse o orgulho do Santos. A perda do tÃtulo de 1995 para o Botafogo, foi um choque para quem nunca havia levantado uma taça de campeão brasileiro, apesar de já ter conquistado o mundo por duas vezes. O Santos, sem Pelé, sofreu e passou a ser o segundo clube da maioria dos torcedores. Era apenas mais um time simpático que carregava grandes lembranças para uma nova geração.
Para o Santos, mesmo com todo mau momento, enfrentar o Atlético tratava-se de apenas uma questão de tabela. A Vila Belmiro, mesmo vazia, era um martÃrio para os paranaenses. Tanto que a primeira vitória do Rubro-negro contra o Santos, em São Paulo, foi justamente neste ano (aqueles 2 a 0 da Libertadores). E foi só agora, em 2005, que a rivalidade entre os dois clubes cresceu.
Alimentado pelo Campeonato Brasileiro do ano passado, quando disputaram as últimas 12 rodadas palmo a palmo, Atlético e Santos já é considerado um clássico. Juntos, dominaram essa década com três tÃtulos nacionais e excelentes campanhas na Copa Libertadores. Venderam seus craques para o exterior por valores milionários e souberam aproveitar as categorias de base para reformular o elenco. Assinaram contratos de patrocÃnios com marcas valorizadas no mercado e dividem uma das melhores empresas de material esportivo do mundo, a inglesa Umbro.
O Santos que o Atlético vai enfrentar nesta noite, na Kyocera Arena, é o lÃder da competição. Com treze pontos de vantagem sobre o Rubro-negro, a partida das 21h45 não promete ter as mesmas emoções das partidas do ano passado ou as das quartas-de-final da Libertadores deste ano. Mesmo sem Robinho, os alvinegros merecem mais que atenção: merecem o respeito. Mas que dá pra aprontar, isso dá!
Rápidas
Resgate
Os integrantes do site Resgate Santista são provas de que nem tudo está perdido no Estado de São Paulo. Para eles, assim como a Furacao.com, o importante é falar apenas das cores do time. A rivalidade é tratada de forma inteligente e não há qualquer tipo de informação que agrida o adversário.
Petraglia
Absolvido por unanimidade no STJD, Mario Celso Petraglia não vai se afastar do dia-dia do Atlético. Absolvido por unanimidade no STJD, Mario Celso Petraglia não vai ser banido do futebol, como queria um cronista esportivo de São Paulo.
Paz
A Torcida Organizada Os Fanáticos voltou a dar mais um exemplo para o futebol brasileiro. Na segunda-feira anunciou a organização de um manifesto pela paz nos estádios. Quem já brilhava pelas coreografias e gritos de apoio ao Atlético nas arquibancadas, agora brilha mais ainda pela iniciativa.
Volta
Um mês depois, retorno às atividades na Furacao.com. Obrigado ao amigo Rogério Andrade pelos textos publicados na minha ausência.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.