Fernanda Romagnoli

Fernanda Romagnoli, 51 anos, é atleticana de coração, casada com um atleticano e mãe de dois atleticanos. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2009.

 

 

Eufemismo do medo

24/08/2005


Só para lembrar as aulas de língua portuguesa, eufemismo é quando se quer suavizar uma expressão ou idéia, substituindo a palavra ou frase certeira por outra mais suave, mais polida. Pois bem.

Ultimamente a gente tem visto bastante isso no futebol, principalmente através de alguns times que estacionaram no tempo e no espaço. Espaço este que está cada vez mais sendo conquistado por nós, do Atlético Paranaense. Estão vendo? Se eu quisesse usar de eufemismo, diria: "espaço este que está cada vez mais sendo conquistado por times como o Atlético Paranaense", mas a verdade é que nós somos o destaque. Assim mesmo, com essa incômoda arrogância.

Parece bobagem, mas não é. Hoje em dia troca-se "uma entrada violenta e irresponsável" por "uma dividida de bola que acabou mal". Troca-se "parte da imprensa tendenciosa e maliciosa" por "imprensa que busca a verdade, não importam as circunstâncias". Ah, tá! Chega até ser um eufemismo metafórico, mas aí já é divagar demais.

Nesse ponto, invejo o Sr. Mario Celso Petraglia, que diz o que pensa, sem nenhum freio. Ele "se passa", mas ele pode. Que bom pra nós! O dia em não tivermos mais um dirigente apaixonado como ele é não conquistaremos nem um décimo do que conquistamos até agora. Aliás, é bom que se diga, que ele pode (e deve, porque pode) dizer tudo o que pensa. Mas se possível, com a mesma tonalidade de voz que foi usada na entrevista de ontem pela rádio. Parabéns. Assim a gente gosta.

Quanto ao medo. Bem, usando de eufemismo, o "medo que é quase pavor" virou "respeito pelo adversário". Divertido! Como diria aquele colunista de humor: "tucanaram o medo!"

O medo de nossa querida Baixada lotada é tão grande que é capaz de ultrapassar a esfera dos times adversários e atingir aqueles que se dizem comentaristas esportivos, apresentadores de televisão e por incrível que pareça, acaba contaminando alguns que deveriam ser compromissados com a imparcialidade: os jornalistas. Uma pena! Ainda bem que não é geral.

Vi e ouvi todos os programas esportivos desde o último jogo, aquele contra o nosso freguês usual na Baixada. Vi e ouvi pérolas do eufemismo do medo. Tomados de pavor, colocam câmeras exclusivas para pegar algum deslize de algum torcedor desavisado ou irresponsável para interditar nosso estádio. Ficam plantando "evidências" de que alguém jogou alguma coisa. Colocam câmeras especiais em nossas áreas de ataque e defesa para pegar aquele ângulo que ninguém viu, e que nem as imagens mostram, de alguma coisa "lamentável" que o Atlético faça. Depois, ficam repetindo as imagens inúmeras vezes em slow motion e comentando algo que só eles acreditam ser verdade. É patético!

O curioso é que ninguém capta as imagens dos adversários do Atlético. Não, não estou decretando uma teoria da conspiração, isso é coisa de bambi. Revolta, mas é engraçado.

Por último, tenho de citar uma pérola de um comentarista da TV a cabo: "É, jogaram copos e até latas no banco de reserva do São Paulo e a Arena vai ser interditada". Latas???? Meu querido, não sei quando foi a última vez que você foi a um estádio, mas "latas" não são permitidas na Arena e nem nos estádios da sua terra. Quanto ao "vai ser interditada", digo que a pressão é livre, mas não é você quem decide.

Se para estas pessoas o eufemismo do medo é o tal "respeito pelo adversário", então eu peço a vocês que temem o Atlético: mais respeito, por favor! Sem eufemismo, nem metáforas.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.