Marcel Costa

Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.

 

 

Os novos zagueiros do Atlético

12/08/2005


Um dos setores que mais sofreu mudanças em 2005 no Atlético foi o defensivo. Dos zagueiros vice-campeões brasileiros em 2004, nenhum continuou no time. Fabiano foi para o Flamengo, Rogério Correa está no Goiás (mas antes aventurou-se pelo Japão), Marinho joga no líder Corinthians e até mesmo os reservas Igor e Alessandro Lopes tentam a sorte no Fluminense e Grêmio, respectivamente. O único que ficou foi o improvisado Marcão, que começou como lateral, firmou-se na zaga, mas hoje retornou à posição de origem. Assim, dos zagueiros que jogaram no Brasileiro de 2004, nenhum continua jogando nessa posição no atual time atleticano.

Atualmente a dupla titular é formada por Danilo e Paulo André, dois jovens zagueiros que chegaram ao clube após se destacarem no interior paulista. Na reserva estão Durval, Adriano, Juninho e Tiago Vieira. Durval foi vice-campeão da Libertadores, mas sua má atuação nos jogos decisivos o colocou na reserva. Adriano chegou com uma fama ruim do Atlético de Minas, mas fez bons jogos e ganhou respeito. No entanto, quando teve oportunidade de se firmar no time, foi ingenuamente expulso contra o Paraná Clube e perdeu espaço. Tiago Vieira é um velho conhecido da torcida. Chegou ao clube em 2003 e nunca conseguiu agradar. A outra opção no banco é o Juninho, zagueiro que veio do Guarani e é bastante elogiado pelo pessoal de Campinas. Aposto que pode ser uma opção para substituir os titulares, pois os outros três já tiveram suas chances e não foram aprovados.

Agora, necessário avaliarmos a dupla Danilo e Paulo André que vêm conquistando a torcida atleticana com boas atuações e mostrando segurança no sistema defensivo.

Danilo tem 21 anos de idade, destacou-se no Paulista de Jundiaí e esteve na mira do Atlético desde 2004. Sua contratação só foi efetivada no início dessa temporada. Danilo chegou ao time e logo conquistou uma posição de titular. Depois de um excelente início, teve algumas atuações apagadas e chegou a ficar um curto período no banco de reservas. Logo reconquistou seu espaço na equipe e merecidamente ganhou o respeito da comissão técnica e dos torcedores. Danilo é um zagueiro técnico, tranqüilo e muito eficiente. Jogador completo, que passa segurança ao time e dificilmente falha.

O companheiro de Danilo na zaga, Paulo André, tem uma história curiosa no Atlético. O zagueiro de quase 22 anos (comemora aniversário no próximo dia 20) foi o último jogador do Atlético inscrito na Libertadores da América. O fato causou estranheza a todos, pois sua contratação nunca fora cogitada e seu nome apareceu como o dono da camisa 16 do clube na competição. No entanto, a contratação não foi confirmada e o Atlético jogou a primeira fase do torneio continental com “apenas” 24 atletas. Enquanto isso, o jogador continuava vestindo a camisa do Guarani e boatos cresciam a seu respeito – até mesmo o Glasgow Rangers tentou contratá-lo.

No início da segunda fase da Libertadores, o jogador foi substituído, pois não havia sido contratado. Curiosamente, apresentou-se ao clube logo após ser cortado da competição, onde certamente seria muito útil à equipe. Jogando pelo time do Brasileiro, Paulo André mostrou muita categoria e confirmou ter sido válido o esforço em trazê-lo ao Atlético. Conseguiu ser o único jogador não inscrito na Libertadores a garantir uma vaga de titular. Demonstrou ser um zagueiro completo e com as mesmas qualidades do companheiro de zaga Danilo, como tranqüilidade, categoria e eficiência. Fez um belíssimo gol contra o Vasco e já conquistou o respeito de todos.

O Atlético já teve boas duplas ou trios de zagueiros, mas certamente Danilo e Paulo André têm tudo para construir uma belíssima história no Atlético. Há muito tempo não tínhamos a segurança que temos hoje no sistema defensivo atleticano, que além dos dois, conta com o excelente goleiro Diego e a proteção dos eficientes volantes do time.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.