|
|
Marcel Costa
Marcel Ferreira da Costa, 45 anos, é advogado por vocação e atleticano por convicção. Freqüenta estádios, não só em Curitiba, quase sempre acompanhado de seu pai, outro fanático rubro-negro. Foi colunista da Furacao.com entre 2005 e 2008.
|
|
A volta dos craques, Arena e Libertadores
04/06/2005
|
|
|
Um final de semana sem jogo do Atlético é no mínimo estranho. Obviamente teremos como opção o bom confronto entre Brasil e Paraguai, válido pela Eliminatória da Copa do Mundo, mas pelo menos na minha opinião, assistir um jogo da seleção, não sendo no Mundial ou com participação de jogador atleticano, não é a mesma coisa. Especialmente quando tivemos o privilégio de acompanhar uma partida histórica na quarta-feira, repleta de emoções. No entanto, boas novidades e importantes temas merecem ser destacados.
Kyocera Arena
Durante a semana surgiram fortes boatos de que enfim a Kyocera Arena seria concluída. A especulação virou notícia quando o Presidente Mário Celso Petraglia afirmou, em entrevista, estar próxima a conclusão da Arena atleticana. Um sonho antigo e uma notícia aguardada por todos rubro-negros. Acredito que em alguns meses possamos admirar o início das obras de conclusão do estádio.
O Atlético ganhará uma Arena completa, reconhecimento e repercussão nacional, enquanto a pressão e a festa na torcida serão ainda maiores. Imagino a Kyocera Arena concluída, completamente lotada em um jogo decisivo. Jogar no templo atleticano será tarefa árdua para qualquer time que enfrentar o Atlético.
Dagoberto e Fernandinho
A dupla de craques atleticanos enfim voltou a treinar com o grupo principal. O retorno destes talentosos jovens qualifica o time que disputa o Campeonato Brasileiro. Com o anúncio de novas contratações, como a de David Ferreira do América Cali, o Atlético ganha força e poderio ofensivo para sair logo da vexatória lanterna da competição. A torcida atleticana está saudosa de seu principal jogador, o craque Dagoberto, que logo voltará a enlouquecer qualquer zaga do Brasil. Pena que, ao ganhar estes “reforços”, a equipe ficará desfalcada de Evandro, uma grata revelação do clube e um dos responsáveis pela histórica vitória de quarta-feira.
Inter-temporada
Esta pausa no Campeonato Brasileiro e na Libertadores da América só não é boa para a torcida, que gostaria de ver o Atlético em ação. Para a recém chegada comissão técnica (incluindo o preparador físico Riva de Carli) e atletas ela é fantástica. Pois finalmente os jogadores podem descansar da maratona de jogos e, ao mesmo tempo, recuperar o desgastado condicionamento físico da temporada. Na parte técnica, o treinador Antonio Lopes pode, enfim, dar ritmo e padrão de jogo a este Atlético que vem se superando mais na base da vontade e superação. Os treinadores que aqui passaram não conseguiram definir o time titular nem um padrão de jogo à equipe, o que prejudicou o Furacão na largada do Campeonato Brasileiro.
Libertadores da América
O Atlético deu um passo importantíssimo para a classificação na Libertadores da América ao vencer a primeira partida do confronto. Mesmo tendo sofrido dois gols em casa, a experiência em competições eliminatórias, mostra que uma vitória, por menos expressiva que seja, sempre é um handicap extra para o segundo jogo. Os primeiros 90 minutos normalmente são mais abertos, com os times saindo para o jogo, enquanto que o confronto final é mais truncado, com excesso de faltas e pouca ousadia de quem estiver com a vantagem momentânea.
O Santos merece respeito, pois é uma equipe fortíssima e recheada de bons jogadores. Além disso, joga em seu alçapão e com a ajuda de sua torcida que lotará a Vila Belmiro. Um jogo perigoso, típico de Libertadores da América, sem favoritos e ambos com muita vontade de vencer. O Atlético sairá classificado se souber respeitar o adversário e jogar com a mesma determinação e raça de quarta-feira. Com aquele espírito, o Atlético se transforma em um adversário muito chato de ser batido e é desta forma que esperamos ver o time jogando. Boa sorte Atlético!
Excursão à Vila
A torcida atleticana já está se mobilizando para viajar a Santos no dia 15 de junho. Excursões estão sendo organizadas e provavelmente o setor destinado ao visitante na Vila Belmiro estará lotado. Pretendo acompanhar o jogo no litoral paulista, como em 2004. Esta é a oportunidade de qualquer torcedor dar sua colaboração, empurrando o time para a classificação. Santos não é distante de Curitiba e quartas-de-final de Libertadores não tem todo dia. Vale o esforço!
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.