Sérgio Tavares Filho

Sérgio Juarez Tavares Filho, 45 anos, é jornalista e morou até os 12 anos em Matinhos, litoral do Paraná. Acompanha o Atlético desde que nasceu e vive numa família 100% rubro-negra. Até os cachorros se chamam Furacão e Furacão Júnior. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2009.

 

 

A Viagem do Furacão

27/04/2005


No fim do século XIX os navegadores que saíam dos Estados Unidos com destino ao Brasil, faziam uma rota diferente. Primeiro cruzavam o Atlântico ao leste até chegar à Africa para depois se dirigirem ao oeste. Embora o caminho seja consideravelmente mais longo, a viagem era mais rápida em função da direção dos ventos.

No Atlético o período atual confunde-se com a dos homens do mar de antigamente: procura-se um trajeto em que os ventos sejam favoráveis para que todos cheguem no fim da viagem sãos e salvos. O problema é que no meio da navegação o clube atravessa diversas tempestades.

Foi assim em 2004, na estréia do time no Campeonato Brasileiro. Ainda respirando o ar de Mário Sérgio no Paranaense, o Atlético só engrenou depois da chegada de Levir Culpi e por pouco não conquistou o bicampeonato. Ondas gigantes entraram na embarcação e atrapalharam o rumo, como a não liberação da bateria da torcida.

O início de 2005 começou com o desconhecido Casemiro Mior no barco que quase afundou. Se não fosse a mudança de rumo na última hora, naufragaríamos e deixaríamos o tesouro com os piratas. Um novo comandante entrou em cena, mexeu no timão, navegou bem auxiliado e colocou tudo em ordem.

Passado o período crítico da viagem, parece que foi tudo combinado: lua cheia, frio e maré alta. O resultado: ressaca! E para esse mal dos mares não há praia que agüente. O tempo tem que melhorar e o trabalho de manutenção nos tripulantes, contínuo.

Daqui a pouco vem a calmaria e as velas voltarão a seguir o caminho da normalidade. A viagem é longa. Mas com um bom planejamento tudo vai dar certo. Nem que para isso outras tempestades atrapalhem o nosso navio.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.