Alexandre Sugamosto

Alexandre Sugamosto e Silva, 39 anos, é produtor cultural e consultor. Vê o futebol como uma guerra estratégica e acredita que a heráldica atleticana deve ser motivo de temor e reverência por parte dos adversários. Adepto do jogo ofensivo, sonha em rever os dias gloriosos do Furacão das Américas.

 

 

Abre o olho, Doriva!

18/08/2014


A campanha do Atlético no campeonato é boa. Considerando as trocas de treinador, a falta de reforços, a punição, que nos trouxeram jogos sem torcida, e a inexperiência do time, seria absurdo reclamar da nossa posição na tabela. Ponto.

O que devemos discutir, no entanto, é a atuação do técnico Doriva no banco do Furacão. Vou apresentar alguns pontos que me parecem problemáticos:

- Doriva mexe mal no time. Durante as partidas, vemos o treinador rubro-negro fazendo substituições estranhas, não opta pelo óbvio e parece querer imprimir uma ‘marca’ nas alterações que promove. Leandro Ávila era bem mais competente nesse quesito.
- A opção pelo 4-3-3, depois abandonada, foi uma tentativa cega. Pelas partidas que fizemos usando esse sistema, conseguimos perceber que a ideia ofensiva precisa ser treinada: um time com 3 atacantes precisa saber usar a cobertura dos volantes, a alternância dos laterais e, principalmente, deve conseguir marcar sob pressão o tempo todo.
- O treinador do Furacão insiste em escalar jogadores que não estão indo bem. É evidente, contudo, que não podemos jogar toda a culpa nas costas de Doriva: a diretoria não reforçou o time e tem contado com alguma sorte no método ‘não tem tu vai tu mesmo’.

No frigir dos ovos, a contratação de Doriva teve um efeito nulo no Atlético. Ele não está implementando nenhum estilo novo de jogo, o elenco continua com a mesma força de vontade de antes e não tivemos nenhum progresso significativo na tabela.

Vamos aguardar a sequência de jogos para ver se o aluno de Telê conseguirá chegar perto dos feitos do mestre. Por enquanto, Doriva é uma grande interrogação no banco do Atlético.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.