Alexandre Sugamosto

Alexandre Sugamosto e Silva, 39 anos, é produtor cultural e consultor. Vê o futebol como uma guerra estratégica e acredita que a heráldica atleticana deve ser motivo de temor e reverência por parte dos adversários. Adepto do jogo ofensivo, sonha em rever os dias gloriosos do Furacão das Américas.

 

 

A volta do Furacão

21/07/2014


Terminada a Copa do Mundo, voltamos nossos olhos para nossa paixão verdadeira: o Atlético Paranaense. Depois de um início de ano turbulento, eliminação da Libertadores, imbróglios envolvendo a Arena da Baixada, um técnico gringo inventado e muita confusão, parece que nosso clube está entrando, finalmente, nos eixos.

A Copa do Mundo nos deu algumas lições preciosas. A primeira delas é que os atuais técnicos brasileiros são presunçosos, custam caro e estão desatualizados sobre o futebol mundial. A segunda, mas não menos importante, versa sobre a importância dos jovens talentos, das categorias de base e da renovação. É verdade que há uma severa crise estrutural no futebol brasileiro, e é impossível que os clubes fujam totalmente dessa lógica perversa, mas o Atlético tem mostrado que está tomando as decisões certas sobre o futuro do clube: apostamos no talento ascendente de Doriva e estamos privilegiando os jogadores da base. O resultado não deixa dúvidas sobre o acerto das decisões do segundo semestre, embora ainda seja cedo para comemorar qualquer coisa.

A verdade é que bom ter o Atlético de volta. É maravilhoso ver a nossa casa pronta, ainda que as cadeiras acinzentadas gerem alguma polêmica entre os mais críticos. O Brasileirão é imprevisível e vamos ter que mostrar ainda mais para continuar lutando nas posições superiores, mas com um ou dois reforços mais experientes, o Furacão pode voltar à Copa Libertadores e se consolidar como um dos grandes clubes do Brasil.

Pra cima, Atlético!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.