Alexandre Sugamosto

Alexandre Sugamosto e Silva, 39 anos, é produtor cultural e consultor. Vê o futebol como uma guerra estratégica e acredita que a heráldica atleticana deve ser motivo de temor e reverência por parte dos adversários. Adepto do jogo ofensivo, sonha em rever os dias gloriosos do Furacão das Américas.

 

 

Cronista intruso

20/11/2013


Estou no Rio de Janeiro. Coincidentemente ou não, vim parar nas terras carioca nos dias que antecedem o jogo mais importante do ano e vou sentindo todo o clima da final no mundo do adversário. É verdade que acabei me hospedando na casa de alguns botafoguenses e eles, mais do que ninguém, torcem muito pelo Atlético: querem ver a vergonha flamenguista e garantir a vaga na Libertadores. Aliás, o Flamengo, assim como o outro time da Globo, é uma espécie de síntese nacional do antagonismo: todo não-flamenguista necessariamente torce contra o Flamengo.

Ontem encontrei um flamenguista que irá à Curitiba. Ele me perguntou sobre a cidade, sobre a Vila Capanema, sobre Petraglia, a venda de cervejas nos arredores do estádio e aproveitou para elogiar nosso time. Disse que os flamenguistas costumam crescer em finais, mas conhecia nosso desenho tático e sabia do potencial de Marcelo, de Evérton e do bom momento de Manelckenbauer e do Maestro. Comentei o fato com os amigos da Solitária e eles me alertaram: “não caia nesse papo, mermão. Isso é estratégia antiga dos mulambos (como eles são gentilmente chamados por aqui) para aliviar a pressão. Sempre que eles entram como favoritos acabam perdendo”. Acreditei na dica e pensei: “que sejam eles os favoritos! Que o Atlético entre, então, como um time desconhecido da região sul que vai marcar, mais uma vez, seu nome na história.”

Atleticanos de todo Brasil e rubro-negros convertidos, novos torcedores da Arena e heróis da arquibancada de cimento: hoje é o nosso dia. Em Curitiba, no Rio de Janeiro e em todo Brasil a corrente nos une com um só grito: VAMOS, OH MEU FURACÃO, QUERO GRITAR CAMPEÃO. VAMOS LUTAR POR MAIS ESSA TAÇA!

Pra cima, Atlético!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.