|
|
Juliano Ribas
Juliano Ribas de Oliveira, 51 anos, é publicitário e Sócio Furacão. Foi colunista da Furacao.com entre 2004 e 2007 e depois entre março e junho de 2009.
|
|
|
|
Com o avanço da idade, é comum pessoas apresentarem problemas como a arteriosclerose. Este enrijecimento das artérias pode causar delÃrios e atitudes estranhas, trazendo transtornos à s famÃlias daqueles que sofrem desse mal. Pode deixar a todos tristes, pela perda da dignidade em certos casos. Mas pode ter um lado até engraçado, quando o vovô resolve xingar a tudo e a todos sem motivo aparente ou sair apenas de cuecas pela casa. Quem sabe eu em minha velhice não seja presenteado com uma, só para ter o direito de fazer o que der na telha, após anos e anos contribuindo com a sociedade.
O senhor VinÃcius "Pela Baliiiiza" Coelho, parece estar curtindo o seu momento "falo o que der na telha", causado pela senilidade. Tão engraçado quanto um vovô vociferando impropérios contra "esta juventude de vagabundos mal educados", elege o presidente do Coritiba "Foot Ball Club", Giovani Gionédis o mais digno e atuante do estado, numa cruzada contra as más arbitragens do paraná. Diz que sem os erros de arbitragem, os verdes teriam quarenta pontos no campeonato. Fala, ainda que sem citar o nome, de Mário Celso Petraglia, dando uma cutucada cheia de amargura no dirigente atleticano, relembrando o caso Ivens Mendes. A coluna do senhor Coelho de hoje, 30/03 está impagável, vale a leitura. Não tenho o costume de comentar as opiniões dos outros, ainda mais de um representante histórico do time verde. Apenas pego carona em seus parágrafos para comentar a nova invenção coxa.
O time que errou pelo norte do estado e agora errará pela charneca do Pinheirão, cria um novo factóide. E em se tratando de futebol paranaense, devemos ficar atentos, pois factóides viram fatos em questão de três edições de jornal ou de dois minutos no rádio. O delegado Antônio Lopes avisou e Giovani mandou prender. Mandou cartinha para a Federação. Bateu pezinho. O teor: a arbitragem impedirá o Coritiba "Foot Ball Club" de ser campeão paranaense. Desde a "Operação Maringá - A Missão", que os coritibanos não inventavam nada tão patético. Eles, justamente eles, pedem árbitros de fora. Eles que sempre prestigiaram a arbitragem paranaense. Eles que sempre foram contra as idéias de Mario Celso de trazer árbitros de fora. Eles que sempre se beneficiaram com a mediocridade de alguns árbitros do Paraná. É só lembrar do gol de Luizinho Netto, absurdamente invalidado no Tremendão, em 97. Sem falar na "Era Evangelino".
Giovani, o senhor Banestado, de repente torna-se bastião da ética e da moralidade como guardião dos interesses verdes. Faz aquilo que muitos esperam que Mário Celso Petraglia faça, toma atitudes populistas. Vai à guerra em defesa do coxa, como São Jorge que enfrenta o Dragão com sua espada. Agrada seu povo e arranja desde já as desculpas para um possÃvel fracasso. Mas de certa forma ele fez alguma coisa pelo Campeonato Paranaense. Promoveu o certame à s custas de estórias que há muito tempo são inventadas no futebol brasileiro. Fábulas que dão um tempero extra aos campeonatos estaduais, que são a pimenta nessas disputas cansadas, insossas, sem novidades, que caminham quase que invariavelmente para o mesmo final, ano após ano.
O Severiano te agradece, Giovani. Os torcedores coritibanos e atleticanos também. A você também, Antônio Lopes. E não poderÃamos esquecer, é claro, do senhor Coelho e de toda a imprensa turmalina. Esse frankenstein que é o Campeonato Paranaense vai finalmente ter uma faÃsca de empolgação. Uma polemicazinha na reta final, só pra animar. Enquanto ele não acaba de vez, vai sobrevivendo desses factóides, das bravatas, dos delÃrios, das teorias conspiratórias de uns, de personagens folclóricos, de lances bizarros, como o gol de William que não foi, da inveja e do rancor de partes que hoje figuram em segundo plano no estado e vêem esse campeonato como bóia de salvação da temporada. Que pena que a Copa Sul-Minas morreu.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.