Alexandre Sugamosto

Alexandre Sugamosto e Silva, 39 anos, é produtor cultural e consultor. Vê o futebol como uma guerra estratégica e acredita que a heráldica atleticana deve ser motivo de temor e reverência por parte dos adversários. Adepto do jogo ofensivo, sonha em rever os dias gloriosos do Furacão das Américas.

 

 

Só acaba quando termina

25/11/2011


Por ser absolutamente popular, o futebol talvez seja o esporte com o maior número de jargões, expressões idiomáticas e linguajar próprio. Do ‘chapéu’ à ‘pelada’ e da ‘chaleira’ ao ‘caneco’, temos uma série de trejeitos para conversar sobre o tema. O maneirismo incomoda os que detestam o jogo e sempre é difícil explicar o vocabulário para os leigos.

Das máximas absolutas, eternizadas em narrações e ensaios saudosos, temos o mote: ‘o jogo só acaba quando termina’. A frase vale também para o campeonato.

No caso do Atlético, o momento é ideal para provar em campo que nossa queda para a ‘bacia das almas’ está longe de ser um fato sacramentado. Temos que provar, e espero que assim o façamos, que somos capazes de promover mais uma reviravolta em nossa fatídica novela romântica com a segunda divisão. Domingo é dia de fortes emoções para o torcedor rubro-negro e como já está sendo anunciado há muito, por colunistas e torcedores, o momento é de fé absoluta e apelo para entidades míticas como São Ziquita e Don Cocito.

Creio que venceremos o América de Minas: um time desmotivado, sem organização tática e que já está rebaixado. É hora de irmos para cima. Não temos mais tempos para culpar a arbitragem, a chuva, o gramado, o raio laser da torcida ou a conjuntura dos astros. Temos que jogar bola, pressionar, fazer um, dois, três gols. Uma vitória com moral que nos dará impulso para quebrar o jejum e vencer o Atletiba final.

Vamos, portanto, lembrar da máxima futebolística e batalhar até o último instante do campeonato.
O Atlético não é um time para os fracos do coração.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.