Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Coesão

01/08/2011


Quando publiquei minha última coluna conclamando os atleticanos a acreditarem na reabilitação do time, recebi inúmeras manifestações de apoio, o que muito me alegrou. Por outro lado, apareceram duas mensagens agressivas, acusando-me de estar escrevendo com o intuito de proteger o Presidente Marcos Malucelli.

Custo a entender que a segmentação política possa tomar estas proporções. Da mesma forma como repudio a agressividade que vem marcando as disputas políticas recentes, em especial a que envolveu a decisão do Conselho Deliberativo quanto à modelagem para tocar as obras de reforma da Baixada para a Copa do Mundo. Se você apresenta entendimento diverso do entendimento de outro grupo, é xingado, tachado de imbecil, dentre outros impropérios.

A par do quesito educação, cuja importância infelizmente varia de pessoa para pessoa, acredito que quem conduz as discussões desta forma não está interessado no bem do Atlético. Felizmente, estas pessoas são minoria, e os atleticanos vêm recuperando o seu papel de apoio ao time, como vimos neste Domingo, na Baixada.

Com a torcida ao seu lado, o Atlético bateu o Santos, atual campeão das Américas, com Neymar, Ganso, e cia. limitada. Não há maior prova de que, por mais defeitos que o time possa apresentar, temos plenas condições de reverter a má campanha do início do campeonato e afastar o fantasma do rebaixamento.

Renato Gaúcho definitivamente mudou a postura do elenco, que tem jogado com mais confiança e gana de vencer. Exceção à estréia do novo treinador contra o Avaí, o Atlético saiu na frente em todos os outros quatro jogos, segurando a vitória em dois deles. Tem muito a melhorar, e ainda precisamos de reforços, mas o cenário melhorou muito, e é obrigação de todos apoiar o time rumo à saída da ZR.

Não vou pedir "união" aos atleticanos, cada vez mais segmentados politicamente. Peço apenas coesão. Que a torcida esteja alinhada ao menos para desejar e apoiar o melhor futuro do Atlético dentro de campo. E que a política fique para as eleições, já com o campeonato encerrado.

Destaques

Alguns jogadores merecem destaque especial neste início de recuperação atleticana. O primeiro é Marcinho, que vem preenchendo a lacuna de articulação ofensiva deixada por Paulo Baier. O segundo é Devid, um monstro na marcação, principal responsável por neutralizar um ataque fortíssimo como o do Santos. Cléber Santana é outro a desempenhar importante papel no meio-campo atleticano, e foi decisivo na partida deste Domingo. Por fim, Edigar Júnior (grafia por minha conta) impressionou com boa movimentação e ótima condução de bola nos momentos finais da partida. Tem tudo para se firmar no time.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.