Paulo Perussolo

Paulo Roberto Perussolo, 36 anos, é estudante de Direito. Seguindo a tradição da família, acompanha o Furacão desde a infância, tornando-se cada vez mais fanático. Considera o Atlético mais do que um clube de futebol, um dos grandes amores de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2010 e 2011.

 

 

Você faz a sua parte?

02/05/2011


“Quero que o Atlético vença pra me deixar feliz”; “é meu aniversário, quero uma vitória do Atlético de presente”; “quero o Furacão vencendo, então posso zoar o adversário no dia seguinte”; “apostei uma caixa de cerveja que o Atlético vence o rival”. Todo torcedor já viveu alguma dessas situações ou muitas outras que o futebol pode proporcionar; mas o que você, atleticano, faz para ajudar seu time?

Querer a vitória é muito simples. Torcer é diferente. Só quem vive o Atlético no dia a dia, fica com frio na barriga contando as horas pro jogo, buscando incontáveis notícias (mesmo que não tenha nenhuma novidade), discutindo 1001 vezes a escalação, até mudando de opinião só pra ter mais assunto, sabe o que é se emocionar com o futebol.

Não entro no mérito de participação política – ainda que importante – já que o enfoque aqui é outro; é sim imediatista, é agora, é quarta-feira, é jogo decisivo, jogo que pode deixar o Atlético mais perto da Libertadores 2011. O que você pode fazer para ajudar o Atlético nesse sentido? Se você pode, é obrigação estar presente na Baixada na próxima quarta-feira às 21:50. Faça melhor: chegue antes para sentir o clima, é jogo contra time grande, jogo de casa cheia, jogo de torneio nacional, jogo que tem que ser vencido se você quer que o Atlético volte a ser o Furacão das Américas.

Você não mora em Curitiba, não é sócio, não tem dinheiro, não pode faltar na faculdade, tem que trabalhar, não tem carona? O Atlético também precisa de você, da tua torcida, do teu pensamento positivo. Assista pela TV, acompanhe pelo radinho, pelo Twitter, ou simplesmente mande boas vibrações para o teu clube do coração. Opa! A questão da carona ali, a gente pode resolver, não é? Atleticanos, conversem entre si, vejam quem precisa de carona, pra muita gente não custa nada ajudar e além de fazer a alegria de outro atleticano, vocês estarão colaborando com o Furacão!

A Copa do Brasil é um torneio mata-mata, os jogos em casa fazem toda a diferença, e nem sempre o melhor vence. A verdadeira justiça do futebol é bola na rede! São apenas SEIS partidas que podem render um título de grandeza nacional, mais um troféu para o futuro (e imponente) museu do Atlético, e mais uma participação no torneio de futebol mais cobiçado das Américas.

O time não tá lá essas coisas? Volto a lembrar o exemplo do time de 2005, que não era nenhuma máquina, tinha a incrível e inesquecível zaga formada pela intrépida dupla Danilo e Durval, e quase levantou a taça da Libertadores da América. E os outros times, será que são tudo isso mesmo? O Vasco é o mesmo da época de Dinamite, ou esse de tempos atuais que chegou a levar sete gols na Arena anos atrás?

Tem que ter humildade, respeito, mas principalmente dentro da nossa casa o Furacão tem que se impor! Tem que mostrar quem manda! Vocês entendem o papel de vocês, atleticanos? Os jogadores precisam olhar pra arquibancada e ver que há uma multidão de guerreiros ao lado deles, que não receberão vaias, mas gritos de incentivo, mesmo que não acertem todo passe, toda finalização.

De nada adianta a torcida fazer a sua parte se os jogadores entrarem desmotivados, com medo, sem vontade de vencer, sem raça, determinação. Um técnico atleticano faz toda a diferença, e Adilson foi muito feliz e espontâneo em declaração antes do último jogo do ruralzão, no final de semana: “Motivação? Só o fato de jogar no Atlético, com a estrutura que tem, pagamento em dia, torcida que nós temos. Se não motivar, aí tem que ir para a vara de marmelo mesmo”. .

Você está convocado! Não basta cobrar, tem que participar! Quarta-feira, quatro de maio, 21h50min, todos os caminhos levam à Baixada. O estádio precisa virar um Caldeirão e você é fundamental pra que isso ocorra.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.