|
|
Paulo Perussolo
Paulo Roberto Perussolo, 36 anos, é estudante de Direito. Seguindo a tradição da família, acompanha o Furacão desde a infância, tornando-se cada vez mais fanático. Considera o Atlético mais do que um clube de futebol, um dos grandes amores de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2010 e 2011.
|
|
Adeus ano velho
27/12/2010
|
|
|
E mais um ano vai chegando ao fim... Época de pensar sobre os meses que se passaram e principalmente de fazer promessas de ano novo. Para o Atlético o primeiro semestre de 2010 foi só uma sequência do que já vinha acontecendo: uma bagunça. Planejamento zero, contratações fracas e uma equipe frágil, que perdeu o Paranaense para os coxinhas, foi eliminada na Copa do Brasil, como sempre, e iniciou o Brasileirão aos trancos e barrancos.
Tardiamente, no segundo semestre, a diretoria colocou ordem na casa, reorganizou o departamento de futebol e investiu em jogadores. O resultado do investimento bem feito não poderia ser outro que não uma recuperação incrível, fazendo a torcida sonhar até com uma vaga na Libertadores. Ninguém cobra investimentos astronômicos da diretoria, sabemos que a realidade financeira do clube e o orçamento não permitem pagar 200 mil mensais a um atacante renomado, mas muita economia também não dá certo, como ficou provado.
Ao que parece a diretoria se antecipou, colocou a mão na consciência e reparou que sem planejamento e investimento em futebol os resultados não aparecem. O Atlético foi atrás de reforços ainda em novembro e dezembro e praticamente fechou o time para a próxima temporada com boa antecedência. As conversas com um excelente preparador físico para substituir Riva também ficaram adiantadas, já que uma boa pré-temporada será fundamental.
O clube termina 2010 com o elenco de 2011 praticamente formado e (no papel) melhor e com mais opções do que o anterior. Saem Rhodolfo e Chico, o primeiro após um ano brilhante, mas que será bem substituído por Rafael Santos, e o segundo é um jogador mediano, substituível. Já confirmadas as contratações de Henan, promessa de cheiro de gol, Madson, um grande reforço, Marcos Pimental, reserva de Diniz e desconheço a qualidade, e Lucas, que dispensa apresentações, mas ele fez questão de relembrar: - EU SOU O LUCAS!
O Atlético deve fechar ainda com Gabriel, zagueiro artilheiro que chega com ótimas referências; mais um zagueiro, de preferência experiente; o volante Alê, vice campeão paulista pelo Santo André, bom marcador, o volante Renan, promessa das categorias de base do São Paulo e que apresenta boa qualidade, e o bom e veloz atacante Mazola, também do São Paulo. Todos reforços que qualificam o grupo, seja para serem titulares ou para oferecer opções de banco ao técnico Sérgio Soares.
Além do onze titular visivelmente teremos opções de banco para 2011. Temos agora quatro meias para duas vagas, por exemplo. Baier, Madson, Branquinho e Gonzalez, todos com condições de titularidade. Neste ano a opção era Netinho... No ataque a mesma coisa: Lucas, Guerrón, Mazola, Bruno Mineiro, Nieto e Marcelo para duas vagas. Bruno Mineiro é um atleta muito dedicado e que merece sim um voto de confiança para a próxima temporada. A fase não era das melhores, mas tenho certeza que já ficou pra trás. Nieto pode muito mais, a pré-temporada vai ajudar o gringo a recuperar o futebol. Marcelo precisa amadurecer, entender que o único lugar onde a fama aparece antes do trabalho é no dicionário, mas pode finalmente deslanchar no profissional.
A boa campanha no Brasileiro devolveu a auto-estima aos atleticanos, nos despedimos de 2010 com uma sensação de “sim, nós podemos”. Adeus ano velho, que as coisas ruins fiquem com você; vamos levar para 2011 só o que de bom aconteceu, e que venham mais realizações no ano novo que já bate a porta. Agradeço a todos vocês que de uma forma ou de outra fizeram parte desse ano que foi bom, mas tenho convicção que o próximo será ainda melhor, muito melhor. Feliz 2011, atleticanos!!!
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.