Paulo Perussolo

Paulo Roberto Perussolo, 36 anos, é estudante de Direito. Seguindo a tradição da família, acompanha o Furacão desde a infância, tornando-se cada vez mais fanático. Considera o Atlético mais do que um clube de futebol, um dos grandes amores de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2010 e 2011.

 

 

Círculo de história

13/12/2010


O que o Atlético é hoje é resultado de 86 anos de história. Para entender características do clube e a personalidade de sua torcida, é necessário estudar o passado. Apesar de muitas vezes o próprio clube tratar com descaso sua história, o professor Heriberto Ivan Machado sempre cuidou da história do clube como cuida de um filho, para a felicidade de nós atleticanos, que temos acesso ao passado desse nosso amor.

Recentemente o professor Heriberto lançou seu segundo livro sobre a história do Atlético Paranaense ("Uma Paixão Eterna"), na verdade uma atualização do anterior (“A Paixão de um Povo”). Um brilhante “resumo” da história do clube com inúmeras fotos e curiosidades com riqueza de detalhes. Leitura obrigatória para todos os torcedores, a “bíblia” dos atleticanos.

Para quem quer saber mais sobre o passado do Furacão, e todo torcedor deveria se interessar pela nossa história, também existe uma bela iniciativa coordenada pela fanática torcedora Milene Szaikowski, a Mylla, denominada “Círculo de História Atleticana”. O Círculo de História nada mais é do que uma roda de bate papo sobre a história do Atlético que conta com a participação de torcedores, do historiador do clube(Heriberto Machado), e de um convidado especial (ex-dirigentes e jogadores).

Depois de rodar por alguns botecos da cidade, na última semana o Círculo finalmente aconteceu no lugar de direito, na casa dos atleticanos, a Arena da Baixada. Com um convidado mais que especial, o atual diretor de futebol e ex-presidente Valmor Zimmermann, o encontro foi um grande sucesso, com certeza o melhor até aqui. Como o 4º andar da Arena oferece amplo espaço, a expectativa é que cada vez mais atleticanos compareçam nos próximos encontros (o próximo está previsto para fevereiro).

Os temas dos encontros variam desde os primeiros jogos do Atlético, logo após a fundação, até a memorável equipe de 49 que originou o apelido Furacão e as conquistas atuais do clube. Para saber mais siga o perfil do Circulo de História Atleticana no Twitter @circulohistoria e acesse o blog. Vale a pena para conhecer e conversar de perto com grandes ídolos e conhecer outros tantos atleticanos fanáticos e interessados em tudo que envolve o Furacão.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.