|
|
Paulo Perussolo
Paulo Roberto Perussolo, 36 anos, é estudante de Direito. Seguindo a tradição da família, acompanha o Furacão desde a infância, tornando-se cada vez mais fanático. Considera o Atlético mais do que um clube de futebol, um dos grandes amores de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2010 e 2011.
|
|
Os substitutos
11/10/2010
|
|
|
Elenco: está aí o que faltou ao Atlético nesse ano. Depois de muitas críticas e um péssimo início de Brasileiro, a diretoria correu atrás do prejuízo e contratou vários reforços, muitos destes deram conta do recado e mudaram a cara da equipe, mas os visíveis erros de planejamento impediram uma temporada ainda melhor.
Depois de uma série espetacular foi impossível não se empolgar e sonhar com Libertadores, e realmente o nosso onze titular não deve nada (ou quase nada) pra os times com quem disputamos uma das vagas. Aí veio a Conmebol e “roubou” uma vaga dos brasileiros para o torneio de 2011, o G-4 virou G-3 e a dificuldade aumentou ainda mais.
Não diria que é impossível a classificação, mas sendo realista é bem improvável. Quando aconteceram os desfalques – por suspensão, contusão ou convocação para Seleção – o time enfrentou imensas dificuldades; não temos substitutos que correspondam ao nível dos titulares, o que seria fundamental para continuar na briga por Libertadores.
Diria que a saída de Carpegiani não chega a ser um baque, e na verdade não pôde nem ser medida ainda, visto que Soares não teve tempo para trabalhar e pegou um time remendado nas duas partidas que comandou. Não é o treinador ideal para muitos, mas pelas condições do mercado foi uma boa aposta. Se o clube tivesse um bom planejamento no futebol jamais teria perdido um treinador nessa altura do campeonato e nessas condições, mas repito que ainda não temos como medir o reflexo da troca.
Se a diretoria evoluiu no nível das contratações e investiu muito mais, que os erros sirvam de lição para a próxima temporada, já que finalmente temos uma “base boa” de verdade. Essa boa safra de revelações e reforços é que deve ser mantida para que, com a contratação de reforços para as posições que ainda são carentes (principalmente o ataque), possamos fazer uma campanha ainda melhor na próxima temporada. O ano de 2010 tem sido de grande renovação no elenco atleticano, até certo ponto foi uma surpresa a briga pela Libertadores e os atleticanos devem ficar contentes com a evolução e com as perspectivas, e não tristes caso a vaga não seja conquistada.
Entre as virtudes desse novo Atlético vale ressaltar o preparo físico; semana passada recebi de um leitor a sugestão para que falasse do trabalho do nosso querido Riva. Nada mais justo, já que esse time está voando! Identificado com o clube, o preparador físico faz um trabalho brilhante, tem sobrado perna aos nossos jogadores, inclusive estamos conseguindo feitos que há muito não conseguíamos, como ganhar ou empatar uma partida aos 49 do segundo tempo. Parabéns ao Riva e à diretoria, por ter re-contratado esse ícone atleticano que dispensa comentários quanto a sua competência.
|
Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.