Paulo Perussolo

Paulo Roberto Perussolo, 36 anos, é estudante de Direito. Seguindo a tradição da família, acompanha o Furacão desde a infância, tornando-se cada vez mais fanático. Considera o Atlético mais do que um clube de futebol, um dos grandes amores de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2010 e 2011.

 

 

Palmeiras 2 X 0 Carpegiani

16/08/2010


Mudava o filme, mas não o vilão: derrota do Atlético, a culpa era da arbitragem – que influenciou diretamente no resultado de alguns jogos – ou de falhas grotescas dos atletas; aquele errinho ou invenção do treinador ficava como última justificativa. Dessa vez o vilão mudou, se há algum culpado pela derrota para o Palmeiras, esse culpado é Paulo César Carpegiani, o treinador da equipe.

Carpegiani é incoerente, não tem o grupo nas mãos. Está na hora da diretoria arrumar a cozinha, o CT do Caju foi dominado pelos grupinhos. Tem panela velha comandando, enquanto isso outras panelas menores se formam e o que sobra vai pra frigideira. O primeiro que foi parar na frigideira foi o treinador, a boleirada não vai com a cara do Carpegiani e não faz o menor esforço por uma convivência melhor.

Por outro lado, o próprio Carpegiani pede para ser fritado. Teve quarenta dias para definir ao menos o esquema tático quando da parada para a Copa do Mundo e não conseguiu. Entre terça e sexta-feira, o técnico testa a equipe que pretende colocar em campo no final de semana, mas para acertar a escalação é preciso ser bom de palpite, já que ele adora usar uma formação diferente da que foi treinada no CT.

Os jogadores ficam na dúvida até se serão convocados para a partida, já que tem atleta que em uma partida é titular, e na outra não aparece nem no banco. Sem querer entrar no mérito da qualidade do Netinho, já entrando (pra mim não é jogador pro Atlético), como pode um atleta jogar como titular contra os bambis, receber elogios por sua atuação por parte do treinador, e no jogo seguinte não figurar nem como suplente? O mesmo vale para Nieto, além de outros que já passaram por isso recentemente.

Branquinho ainda não me convenceu, não apresentou aquele futebol do Santo André, mas não seria titular desse time? Maikon Leite me agrada, tem entrado muito bem, mudando a cara das partidas, mas é outro excluído por Carpegiani, foge ao entendimento. Tática então é coisa que não existe no time atleticano. O treinador tenta freqüentemente montar a linha com quatro zagueiros, muito utilizada por Seleções e por clubes europeus, mas esquece que nessa formação os zagueiros precisam ter qualidade e principalmente consciência tática, do contrário o time perde o meio de campo e fica sem opções de ataque pelas laterais.

O que justifica a escalação de um zagueiro que estava sendo negociado? Foi o próprio treinador que escalou? Foi a diretoria? Não entra na minha cabeça um jogador retornar ao clube, ser escalado no time titular no sábado e no domingo negociado com um time da Série B. Com certeza a negociação se arrastava pela semana anterior, já era sabido que não permaneceria no Atlético, sem falar que é um péssimo zagueiro.

Falando em péssimo zagueiro, impossível não lembrar de Leandro. Não bastasse falhar na marcação, nesse esquema do pardal Leandro tem a função de subir ao ataque para ajudar (?) Guerrón. O equatoriano pode até não ter ido bem nas poucas partidas que fez até aqui, mas nesse esquema de ponta isolado pela direita, sem ninguém para ajudar, encostar para tabelar, criar jogadas – Leandro além de não ajudar, atrapalha – não há jogador que resolva.

Carpegiani escala mal, mexe mal, não tem o apoio do grupo de trabalho e definitivamente perdeu o meu. Cansei de ver Diniz e Maikon Leite no banco para Leandro, Gustavo Araújo, Netinho e cia jogarem. O mercado de treinadores está uma lástima, mas é melhor cortar o mal pela raiz, do contrário a fuga do rebaixamento permanecerá até as últimas rodadas, como nos anos anteriores.

Mais uma vez o torcedor precisa fazer a diferença, contra o Flamengo, no Caldeirão e mais uma vez peço ajuda em nome da Comissão de Mosaicos. No domingo será realizado o maior mosaico da Arena, ocupando todos os setores do Caldeirão, exceto o setor Brasilio Itiberê, e você pode colaborar, é necessário! Envie e-mail para equipe@mosaicofuracao.com.br e ajude!

Sobre o time, qual seria a sua escalação ideal? Qual é o esquema tático que se encaixa no atual momento do Atlético? Levando em consideração que não podemos contar com Claiton, Alex Mineiro e Márcio Azevedo, envie sua sugestão de escalação para o formulário abaixo ou via Twitter: @PaulaoPerussolo. Na próxima semana discuto a formação preferida dos que participarem e dou meu palpite também.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.