Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

40 dias na ZR

07/06/2010


Em sete rodadas pelo Campeonato Brasileiro, a impressão deixada pelo Atlético não foi das melhores. Com um futebol sofrível, o time conseguiu apenas duas vitórias e um empate, somando sete pontos e ocupando a zona de rebaixamento - posição em que ficará nos próximos 40 (quarenta) dias, enquanto o campeonato estará suspenso durante a disputa da Copa do Mundo.

Ficou claro que a aposta em Leandro Niehues, defendida inclusive por mim, foi equivocada. O jovem treinador não conseguiu dar consistência ao time, especialmente na defesa - veja-se que mesmo contando com muitos dos mesmos jogadores utilizados por Antonio Lopes, o time de Niehues teve a defesa mais vazada do Brasileirão, enquanto a equipe comandada pelo Delegado teve a melhor defesa no campeonato do ano passado.

Ainda que com certo atraso, o erro foi consertado. Com um mercado absolutamente hostil, em que um treinador que nunca comandou um time da primeira divisão teve o disparate de pedir R$ 160.000,00 para assumir o Atlético, a contratação de Paulo Cesar Carpegiani pareceu realmente ser a melhor solução dentre as possíveis.

Com uma vitória e uma derrota, o time de Carpegiani já esboçou certa melhora. Todavia, ainda é cedo para incorporar qualquer otimismo. O resultado da troca no comando técnico será efetivamente verificada apenas após a parada para a Copa. Neste período, é bom que o time treine, e muito, de preferência com a disputa de amistosos qualificados para que o treinador possa avaliar a equipe. Passados estes 40 dias na ZR, o Atlético terá que voltar tinindo e partir contudo para alcançar sua meta - que, infelizmente, pelo quinto ano consecutivo, será meramente escapar do rebaixamento.

Copa em Curitiba

Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Atlético reunir-se-á para discutir a proposta da Prefeitura de Curitiba como suposta solução para reformar a Arena com vistas à Copa 2014.

Confesso que a proposta da municipalidade me deixa ressabiado. Isto porque, segundo aponta a imprensa, a sugestão envolve alterações na lei para beneficiar todas as agremiações esportivas da cidade. Isto desvalorizaria o mercado de cessão de potencial construtivo, minimizando o suposto valor de investimento a ser angariado pelo Atlético. Ademais, se todas as associações serão abrangidas, isso quer dizer que os outros clubes poderão investir nas suas atividades fins, e apenas o Atlético ficaria obrigado a investir em reformas para atender a FIFA e trazer a Copa para Curitiba?

Tenho minhas reservas.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.