Daniel Machado

Daniel Lopes Machado, 46 anos, é empresário e consultor em sistemas de informação. Considera os versos da sexta estrofe do hino atleticano, escritos por um ex-jogador, imortalizado em uma espontânea demonstração de amor ao clube, a mais bela poesia de todos os tempos: "A tradição, vigor sem jaça... Nos legou o sangue forte... Rubro-negro é quem tem raça... E não teme a própria morte!" Foi colunista da Furacao.com entre 2008 e 2010.

 

 

Meu erro

23/04/2010


A fase é tão ruim que a décima oitava colocação na Timemania agora está ameaçada pelo ABC de Natal.

A fase é tão ruim, o time é tão ruim, os resultados são tão ruins... Ó, vida! Ó, azar! Você sai do estádio cabisbaixo, colérico. O sentimento de frustração e vergonha toma conta.

Pause. Se você não é atleticano e diverte-se com estas linhas, eu lamento, sinceramente. Tente festejar mais pelo sucesso próprio do que pelo fracasso alheio. Experimente nascer de novo. Rewind, play.

Você sai do estádio cabisbaixo, colérico. O sentimento de frustração e vergonha toma conta. Você procura culpados imediatos.

Foi o juiz! Por que todo pênalti tem que ser punido com cartão amarelo? Não, não foi culpa do juiz, foi do Bruno Costa, inexperiente e precipitado. Não, também não foi só culpa do Bruno Costa, na verdade apenas um guri sem ritmo de jogo e apavorado. A culpa foi do Danilo, mau-caráter. Não, pensando bem, desta vez o Danilo não teve nada a ver com o peixe. Talvez do Baier, expulso em São Paulo porque teimou e ajeitou a bola vinte vezes antes de bater o escanteio, um preciosismo desnecessário. Ou do Bolicenho, que montou um time que depende do Baier. Sim, mas não é só isso, é claro que não. A culpa foi do olho gordo. Da mão quebrada do Lisa. Do gramado. Do gramado? Não, tá louco? A culpa foi da maratona de jogos. Foi do funesto planejamento. Foi da diretoria!

Isso, foi da diretoria! A culpa é sempre da diretoria, que promete e não cumpre. Investimento em chuteiras o escambau!

Por outro lado, diriam alguns, 'ao menos ajeitaram o saldo financeiro do clube, cortaram os excessos administrativos...' E daí? Coritiba e Palmeiras estão quebrados. E daí?

Então a culpa não é de ninguém.

Já sei. A culpa é de todo mundo.

Até da torcida? Sim, até da torcida.

Mas, céus! Eu, por exemplo, não passo de um humilde sócio-torcedor. E eu estava lá, a construir um mosaico contra o racismo, a perder minha voz gritando nossas cores. Onde foi que eu errei?

Então lembrei dos Paralamas do Sucesso e escrevi uma carta.

Ao prezado Furacão:

Eu quis dizer, você não quis escutar.
Agora não me faça promessas.
Eu não quero acreditar que tudo que vai ser diferente.
Você diz não saber o que houve de errado.
E o meu erro...

O meu erro foi crer que bastaria estar ao seu lado.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.