Silvio Toaldo Júnior

Silvio Toaldo Júnior, 49 anos, é administrador, engenheiro mecânico e sócio furacão desde 2008. Sempre acompanhou o Atlético desde a época de vacas magras no Pinheirão e teve um sonho realizado em 2001 vendo ao vivo e a cores o Furacão ser campeão brasileiro.

 

 

Identidade indefinida

18/03/2010


O empate diante do Sampaio Corrêa ontem (quarta-feira), em 1 a 1 pela Copa do Brasil, lá no Maranhão, até que não foi um mau negócio. Se levarmos em consideração a deficiência técnica e a inoperância de alguns setores do time Rubro-negro poderíamos até comemorar o empate e ouso a dizer que está encaminhada a classificação, pois se não tomarmos gol no jogo da volta estaremos automaticamente classificados.

Agora, isso não é pensar pequeno demais? Não é o Atlético o clube que diz estar planejando um ano de títulos e de promessas furadas para a sua torcida? Que tipo de planejamento é esse que não consegue eliminar os jogos de volta contra Vilhena e contra o Sampaio Corrêa? Sem desmerecer e muito menos desrespeitar qualquer adversário, o Atlético não luta apenas contra seus oponentes, mas principalmente, consigo próprio.

O Furacão não tem uma identidade definida, é um clube emergente do futebol brasileiro e só. Na gestão anterior o ex-presidente jurava de pé junto que o Atlético seria um dos oito maiores clubes da América do Sul e eu naquela época já perguntava: Como seremos um dos grandes do futebol internacional se dentro do futebol brasileiro não passamos da parte debaixo da tabela?

Se antigamente o pensamento era futurista demais, atualmente o pensamento é pequeno demais. Nos contentamos em empatar ou perder para times do interior do Paraná num campeonato que tem apenas dois clubes, como não cansa de repetir o amigo e colunista Juarez Villela Filho e o pior, corremos o risco de nem esse mísero campeonato conquistarmos em 2010.

O problema não está na comissão técnica. Leandro Niehues está começando o seu trabalho agora e logo vão “fritar” o jovem treinador. Todos sabem que o problema do Atlético é a falta de qualidade de alguns (muitos) jogadores do time. Enquanto a diretoria ficar desmentindo que não tem interesse em bons jogadores e achar que com este elenco mais um ano "dá", não sairemos do lugar e corremos sérios riscos de perder o Paranaense e termos mais uma campanha daquelas no Campeonato Brasileiro.

Supermando

O Atlético só foi campeão Paranaense em 2009 porque teve competência na primeira fase e conseguiu o supermando juntamente com os dois pontos extras oferecidos pela Federação Paranaense de Futebol e seu “ótimo” regulamento. Este ano se bobear nem na segunda colocação terminaremos a primeira fase do Estadual, tamanha a incompetência do time, ilustrada e bem ilustrada no jogo do último sábado em Irati. Dirão os mais otimistas: a expulsão do argentino Javier Toledo prejudicou demais o time e influenciou no resultado. Até concordo que a expulsão de Toledo foi muito prejudicial ao time, o que não podemos concordar é que um time que teoricamente busca o supermando não procure o gol adversário durante toda a partida. O Atlético mais uma vez não demonstrou interesse algum pela partida e teve no máximo duas ou três oportunidades de gol.

Para quem quer ser campeão (pelo menos o discurso é sempre esse) os jogadores do Atlético vem maltratando demais a bola.

Patrocínios

O Atlético reclama que não consegue um bom patrocínio, que o naming rights do estádio ainda não tem previsão para chegar, mas fica aqui mais uma pergunta: como o Atlético pretende arrumar um patrocinador master ou um naming rights para a Arena da Baixada com um time “extremamente” competitivo como o nosso? Nenhuma empresa tem coragem de investir o seu dinheiro em um time que não almeja nada, ou melhor, almeja sim permanecer na primeira divisão do futebol brasileiro. O que, em minha opinião, é muito pouco para a grandeza do Atlético.

Do jeito que as coisas estão se encaminhando logo o Atlético continuará sem patrocínio e perderá o seu maior patrimônio, o seu torcedor. Abre o olho, Furacão!


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.