Daniel Machado

Daniel Lopes Machado, 46 anos, é empresário e consultor em sistemas de informação. Considera os versos da sexta estrofe do hino atleticano, escritos por um ex-jogador, imortalizado em uma espontânea demonstração de amor ao clube, a mais bela poesia de todos os tempos: "A tradição, vigor sem jaça... Nos legou o sangue forte... Rubro-negro é quem tem raça... E não teme a própria morte!" Foi colunista da Furacao.com entre 2008 e 2010.

 

 

Manual do gatuno profissional

18/09/2009


Nosso Atlético passa por um momento escuro de sua história, todos sabemos. Contra o Botafogo, entretanto, jogava o suficiente: 1 a 0, fora de casa, até os últimos minutos do primeiro tempo. Mostrava razoável eficiência, classificação encaminhada.

Até que uma apitada absurda, que só pode ser motivada por má intenção, mudou o rumo natural das coisas.

Coincidentemente, no mesmo dia, um hacker, conhecido meu, capturou, decodificou e desarmou uma mensagem secreta. Descobriu as 7 regras capitais que devem ser aplicadas por um gatuno de sucesso.

1) Um gatuno profissional não produz provas contra si mesmo, ou contra a classe

Jamais algum colega, apostador ou dirigente solicitará um serviço verbalmente. Não recebemos ordens diretas, como nos anos 70. Caso aconteça, fuja e denuncie, como fez o Wagner. Utilizamos modos sutis e inteligentes para tal propósito. Saiba que as negociações são filtradas e tratadas somente pelo alto escalão. Cumpra seu dever até chegar lá. Não meta os pés pelas mãos, como fez o Edílson. Apenas observe, atentamente, atitudes e tendências de outros gatunos.

2) Um gatuno profissional segura o ímpeto do time perdedor

Não monte o placar com lances duvidosos. Divida o campo em dois. Marque muitas infrações a favor da agremiação que deve perder a partida, porém do meio-campo para trás. Esqueça a lei da vantagem. Lembre-se que o objetivo é evitar longas sequências de passes. No ataque, esteja próximo da bola e deixe o jogo correr. Se o atacante cair dentro da área, use o amarelo para justificar a sua certeza de que houve simulação. Utilize critérios diferentes, em lances similares. Isto deixará os atletas nervosos, e fará com que eles próprios sejam seus aliados em busca do objetivo final.

3) Um gatuno profissional empurra o time vencedor com sabedoria

Troque risadinhas e intimidades com o capitão do clube beneficiário. Faça com que se sintam à vontade. Finja que viu e finja que não viu. No futebol moderno, mais da metade das jogadas de gol surgem de bolas paradas. De cada dez faltas marcadas próximas à grande área, uma resulta em tento. Assopre. Assopre. Assopre o tempo todo ali nas redondezas. Fique tranquilo: uma hora sai. Se possível, evite resolver as partidas com penalidades máximas, pois já está muito escancarada a utilização deste artifício.

4) Um gatuno profissional faz bom uso dos recursos que dispõe

Amarele a vida de toda a linha de defesa dos infelizes derrotados, logo no início do jogo. Faça bom uso dos minutinhos adicionais. De acordo com o placar pretendido, gerencie sabiamente catimbas e contusões, bem como a entrada da maca móvel em campo. Divida a responsabilidade com seus auxiliares. Lembre-se: a súmula não passa de um formulário em branco, e lhe permite relatar tudo o que lhe vier à cabeça, mesmo que não tenha acontecido de fato. Entenda os regulamentos das competições e observe as condições de classificação de cada clube.

5) Um gatuno profissional tem pleno controle emocional

Concentre-se, aprenda a ouvir pouco. Deixe passar os xingamentos. Não permita que torcida, atletas e treinadores desestabilizem seu juízo. Mantenha-se frio, calmo, meticuloso e paciente. Estas são as principais virtudes de um gatuno.

6) Um gatuno profissional é aliado da imprensa

Alguns jornalistas sabem como o futebol funciona de verdade. Outros não. Saiba diferenciar comparsas de vítimas. Não se preocupe, pois eles não assistem a todos os jogos, é quase que humanamente impossível. Fixam-se apenas às estatísticas, quando muito aos melhores momentos. O que vale mesmo é a tabela de classificação. Por isso, depois que o resultado estiver de acordo com o que se espera, procure igualar a quantidade de faltas e cartões entre os dois lados. É bom também salientar que as sedes das principais redes de comunicação do Brasil estão situadas ou no Rio de Janeiro, ou em São Paulo. Dê especial atenção ao Corinthians. Alegrando os corinthianos, você alegrará a imprensa.

7) Um gatuno profissional é eficiente e discreto

Um gatuno profissional não dá entrevistas, não comenta atuações e não é visto em público. Cumpra os mandamentos anteriores sem ser notado. É difícil, mas extremamente gratificante, se é que você me entende. Não se esqueça que está sob atenta e constante avaliação. Quanto mais positiva a impressão que causar no alto escalão, mais frequentemente você será estrategicamente e magicamente sorteado.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.