Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 45 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Arena Atletiba ou Arena Austrômbia?

14/08/2009


O assunto surgiu numa entrevista do ex-Presidente Mário Celso Petraglia para a revista Idéias: dividir a Arena com os coxas para possibilitar a Copa do Mundo em Curiitba. E a polêmica logo se alastrou, como costuma acontecer com tudo que Petraglia fala.

Antes de mais nada, eu pergunto: será que precisamos tanto assim, a todo custo, da Copa por aqui? Fazia muito sentido lutarmos pela Copa quando se imaginava que seria algo para atrair investimentos, e não despesas. De fato, se investidores bancarem as reformas necessárias em troca da visibilidade obtida, teremos o negócio perfeito, aprimorando nosso patrimônio e também lucrando em marketing.

Mas qual o sentido em perder 50% da Arena (e justo para nosso maior rival), para obter R$ 100 milhões com a finalidade única de deixar nosso já maravilhoso estádio em conformidade com os caprichos da FIFA?

Nós sofremos por três anos sem estádio, enquanto a Baixada era construída com nossos próprios recursos, oriundo da venda de nossos craques. Começamos do zero e com nosso suor. Temos um estádio que atende com sobras as nossas necessidades. E entregaríamos metade dele para poder sediar um confronto de segunda linha, como Austrália x Colômbia?

Passada a Copa, herdaríamos um sócio eterno e o grande orgulho de ter sedeado este grande embate Austrália x Colômbia, Marrocos x Tunísia ou China x México, para citar um dos confrontos imaginados pelo meu amigo Henrique Domenico em seu Blogoool.

A idéia não passa de um dos insights "visionários" de Petraglia, dentre os quais já tivemos a idéia de fusão entre os três clubes da capital. É tão impraticável que talvez sequer devesse ser comentada. Mas o tema é interessante pois suscita a dúvida: precisamos, a todo custo, da Copa em Curitiba? Para mim, a resposta é negativa. Austrália e Colômbia podem jogar em outro lugar.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.