Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Alguém me explica?

22/06/2009


Alguém me explica por que no Atlético os zagueiros, que deveriam trabalhar a bola, dão bicão para frente, e o goleiro, que deveria dar bicão, tenta sair jogando?

Alguém me explica por que não temos, há tantos anos, um goleiro que domine a grande área, e saia saltando nas bolas altas, como manda o manual?

Alguém me explica um árbitro dar tantos minutos de acréscimo em uma partida normal, e durante estes acréscimos permitir que um time paulista use e abuse das faltas no goleiro adversário, até que o gol saia, na marra?

Alguém me explica onde foi parar o futebol de Rafael Moura? Ele que gosta tanto de reclamar do time, e não vem jogando absolutamente nada há tanto tempo?

Alguém me explica o Atlético usar o esquema 3-5-2, que (supostamente) prioriza o avanço dos alas, e improvisar um volante defensivo na lateral direita?

Alguém me explica um time com três zagueiros e dois volantes defensivos ter a defesa mais vazada do campeonato?

Aliás, alguém me explica a insistência do Atlético em jogar no esquema 3-5-2? Quando já ficou provada a fragilidade de nossos jogadores defensivos, em especial de Antonio Carlos, que vem falhando jogo após jogo?

Tem coisas que parecem só acontecer no Atlético. Waldemar repete os mesmos erros de Geninho ao apostar em um esquema tático visivelmente inadequado para os jogadores que temos. O 3-5-2 aniquila o poder ofensivo do time, na medida em que concentra em Paulo Bair, Marcinho e Rafael Moura a construção de jogadas. Quando o treinador adversário percebe que o único jogador que transita do meio para frente é Márcio Azevedo, e realiza uma marcação eficiente sobre ele, o Atlético fica completamente aniquilado.

Paulo Baier tem muita qualidade, mas não pode ser o único jogador criativo no meio campo - já que Rafael Miranda é primeiro volante, daqueles que não se afasta do círculo central. Assim como Marcinho não pode jogar no ataque, de costas para o gol e com a marcação fungando em seu cangote.

O Atlético abdica de ter jogadores ofensivos para povoar o setor defensivo, e ainda assim tem a pior defesa do campeonato. Sou só eu que acho que tem alguma coisa errada? Aliás, contra o Palmeiras ficou clara a dificuldade em segurar a vitória justamente porque a bola não parava no ataque, em razão da ausência de jogadores de meio-campo e ataque.

Para a próxima rodada, Wallyson, nosso melhor jogador, estará liberado. Como o treinador se sairá com esta? Deixando o garoto no banco, ou aproveitando para corrigir de uma vez por todas esta bizarrice tática?

Reforços

O ideal seria contratar reforços para todas as posições. Mas urge, urge mesmo, a chegada de um zagueiro e um goleiro. Sem esses investimentos, a coisa vai ficar ainda mais preta.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.