Silvio Toaldo Júnior

Silvio Toaldo Júnior, 49 anos, é administrador, engenheiro mecânico e sócio furacão desde 2008. Sempre acompanhou o Atlético desde a época de vacas magras no Pinheirão e teve um sonho realizado em 2001 vendo ao vivo e a cores o Furacão ser campeão brasileiro.

 

 

Não existe mais ética?

28/04/2009


Ontem pela manhã quando vi a capa do jornal a Tribuna do Paraná fiquei indignado e me fiz a seguinte pergunta: vale tudo para vender um jornal ou uma revista? Vale realmente correr o risco de ser processado e estampar na capa do seu jornal uma pessoa naquela posição e com aqueles dizeres? A situação é no mínimo constrangedora. O atacante Júlio César não jogou nada, mas ser humilhado daquela forma como se fosse o único culpado para o vexame atleticano no Atletiba é muito, não é?

O que dizer de um profissional de jornalismo que comanda uma equipe de jornalismo, que edita uma matéria, que faz uma capa como aquela e que libera o jornal para as bancas? No mínimo, irresponsável. Não falo isso porque o jogador em questão era atleticano, se fosse coxa-branca ou paranista eu também ficaria indignado. É claro que eu olharia com outros olhos, porém não com menos indignação.

Eu dou minha cara à tapa se o departamento jurídico do Atlético e do próprio jogador já não esteja correndo atrás dos seus direitos para processar a Tribuna do Paraná e os seus responsáveis.

Não sou jornalista e a única que faço da minha maneira (e que nem sempre é a mais correta) é usar este espaço da Furacao.com que é dedicado aos atleticanos para defender, criticar e elogiar as coisas relativas ao Atlético. Se o time vai bem temos a obrigação de elogiar e incentivar, mas se vai mal temos que alertar, essa são as nossas obrigações, sem querer ser porta voz da torcida. Cada um tem a sua própria opinião e isso não quer dizer que pensamos como toda a coletividade atleticana, cada qual tem a liberdade de escrever e arcar com as suas atitudes.

Agora se qualquer pessoa fala mal ou denigre a imagem do Atlético eu tenho dever de defender meu clube de coração com unhas e dentes e o que a Tribuna do Paraná fez não se faz com ninguém, muito menos com uma nação gigantesca como a torcida atleticana que comprovadamente compra mais jornais do que as outras duas torcidas juntas na cidade de Curitiba.

Respeito é moeda de troca e a entidade Clube Atlético Paranaense, o jogador Júlio César e a sua torcida foram desrespeitados pelo jornal Tribuna do Paraná e deveriam exigir no mínimo um pedido de desculpas. Depois disso cada qual procure o seu direito na justiça até porque esse tipo de ato fere a Lei da Imprensa.

Depois de mais este episódio lamentável apenas uma coisa deveria ser pensada por todos: as pessoas deveriam procurar ser um pouco mais éticas e responsáveis. Independente da profissão que exercem para evitar alguns incômodos futuros.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.