Juliano Ribas

Juliano Ribas de Oliveira, 51 anos, é publicitário e Sócio Furacão. Foi colunista da Furacao.com entre 2004 e 2007 e depois entre março e junho de 2009.

 

 

O Atlético é dos atleticanos

27/04/2009


O Atlético é dos atleticanos. Uma epigrafe que em outro contexto da vida do nosso clube, seria analisada em seu sentido literal, dentro da obviedade inserida nela: uma instituição é daqueles que fazem parte dela.

Entretanto, a frase em questão ganhou um viés político após a saída de Mário Celso Petraglia. Passou a significar uma nova fase do clube, livre de uma suposta “mão de ferro”, o início de uma administração em que não há uma figura central. Uma gerência partilhada, um comando comunitário.

Promoveu-se até uma festa com esse título, como objetivo de imolar em praça pública as pessoas que estavam antes dessa administração comunitária. Como num ritual pagão, fez-se uma pajelança movida a dança e gritos para se espantar os “maus espíritos” do comando anterior. Após tal rito, vida nova. Todos mandamos, todos fazemos, todos nos responsabilizamos.

O título do campeonato da aldeia tem grandes chances de vir. Basta uma vitória em casa, contra o Cianorte. Mas o vexame já foi dado, e ele é seu, atleticano.

O slogan da nova diretoria atleticana, com seu marketing de botequim, atingiu seu objetivo. Em bom marketês, é o fiasco com alto “share”. Faz muito tempo que o Atlético não levava um vareio desse do Coritiba “Foot Ball Club”. E, segundo a atual diretoria, a culpa é sua. O Atlético é dos atleticanos.

Os responsáveis são seus amigos, seu pai, sua mãe, o cara da cadeira ao lado da sua. Você é o responsável. Eu sou o responsável. O slogan da diretoria já diz: o Atlético é dos atleticanos.

Até o Geninho, totalmente alinhado com o pensamento vigente, disse: “o time sentiu a pressão”. Quem faz pressão para o Atlético ser campeão? Você, atleticano.

O salário de duzentas milhas do Geninho é dos atleticanos.

Júlio César sempre escalado, Netinho jogando no lugar errado, Wallyson no banco, é coisa dos atleticanos.

Jorge Preá e Wesley, são dos atleticanos.

O site oficial, que publica antes do jogo uma matéria com o time já campeão e com jogadores dando ridículas entrevistas fictícias, como atores de quinta categoria falando da alegria de ser campeão, é dos atleticanos.

“O Atlético é dos atleticanos”. Quando a diretoria veio com essa baixaria populista e demagoga, nos enfiando esôfago abaixo este acinte, não tinha como objetivo apenas diminuir a imagem de um presidente que devolveu realmente o Atlético aos atleticanos com suas obras. Quis, na verdade, democratizar sua própria incompetência.

Toda essa incompetência é dos atleticanos? É óbvio que não.

O Atlético é, sempre foi e sempre será dos atleticanos. E ele é cada vez mais de seu povo à medida que há gente que trabalha por ele e que assume responsabilidades por ele. Que coloca seu nome à prova por ele. Que dá a cara pra bater por ele.

Mas hoje, após esse domingo negro, a vergonha é dos atleticanos.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.