Ricardo Campelo

Ricardo de Oliveira Campelo, 44 anos, é advogado e atleticano desde o parto. Tem uma família inteira apaixonada pelo Atlético. Considera o dia 23/12/2001 o mais feliz de sua vida. Foi colunista da Furacao.com entre 2001 e 2011.

 

 

Queremos lateral!

31/03/2009


Endosso a crítica feita pelo amigo Juarez aos gritos da torcida xingando nossos jogadores. Também admiro muito a Torcida Os Fanáticos, tenho vários amigos lá, mas acho lamentável xingar jogadores, quanto mais no meio do jogo. Ainda mais em se tratando de Alberto, um ídolo do passado, e Netinho, que, se não vem jogando bem, foi responsável indireto pela maioria dos gols que nos livraram do rebaixamento em 2008.

Por outro lado, endosso este côro da torcida: "queremos lateral!" Sem dúvida nenhuma, esta é a posição de maior carência no Atlético nos últimos anos. E o pior é que a falta de laterais prejudica não só o time, mas também os próprios jogadores, que são forçados a atuar fora de posição, como o próprio Netinho. A falta de laterais de origem vem impondo a improvisação, e acabamos queimando jogadores que deveriam ser avaliados jogando em sua posição, como foi o caso de Edno. Atuando no meio-campo, o ex-atleticano vem barbarizando na Portuguesa, e é um dos destaques do Campeonato Paulista.

Por outro lado, justamente pela falta de laterais qualificados, é difícil entender a insistência de Geninho no esquema 3-5-2. Ora, o mote deste esquema é possibilitar a subida dos alas, e por isso reforça-se a zaga com mais um homem. No caso do Atlético, os alas simplesmente não existem; então, além de não termos as pretendidas jogadas pelas laterais, acabamos perdendo um jogador de meio-campo, e as jogadas por ali também ficam raras.

O próprio Geninho já proclamou que ganha bem porque faz um trabalho que tem valor. Pois está na hora de mostrar este valor, já que apesar da boa campanha na 1ª fase, é fato que o time atleticano ainda não engrenou. Já escrevi sobre a insistência inexplicável em alguns jogadores, e ela se torna ainda pior diante da escassez contínua de resultados.

Ainda acho que Geninho é o treinador ideal pro Atlético. Não adianta ser radical, e pedir a cabeça do treinador ou dos jogadores a todo tempo. Mas, por toda a identificação que ele tem com a torcida, e também pelo investimento que o Atlético faz para mantê-lo por aqui, está na hora de botar este time para jogar alguma coisa.


Este artigo reflete as opiniões do autor, e não dos integrantes do site Furacao.com. O site não se responsabiliza e nem pode ser responsabilizado pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso dessas informações.